Gigante da logística quer construir ferrovia no Espírito Santo
A VLI avalia disputar o leilão da EF-118, planejada para ligar Vitória e Rio, e cujo edital está previsto para março do ano que vem
A VLI, gigante da logística, confirmou interesse em participar do leilão para a construção da Estrada de Ferro 118.
Segundo o CEO da empresa, Fábio Marchiori, é avaliada a participação nos leilões da EF-118, da Ferrogrão e do Corredor Leste-Oeste, em todos os modelos possíveis: concessão, coinvestimento ou como agente de transporte ferroviário.
“Na Estrada de Ferro Vitória a Minas não somos concessionários, mas operamos carga geral. Cada caso é estudado conforme a carga e a geografia”, afirma. A informação foi dada pelo CEO durante entrevista à revista Exame.
Segundo o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, os projetos da ferrovia EF-118 e da Ferrogrão devem ser leiloados até o primeiro semestre de 2026, enquanto o “Fico-Fiol” está previsto para o segundo semestre do ano que vem.
No caso da EF-118, o Ministério dos Transportes anunciou, durante a apresentação da carteira de projetos ferroviários para o próximo ano, que o edital para a construção será publicado em março de 2026, enquanto o leilão deve ser realizado 100 dias depois.
“Olhando a distribuição de carga no Brasil, vemos saturação no Sudeste, principalmente no Porto de Santos, que tem limitações físicas. Nesse sentido, a 'Fico' parece estratégica, pois pode ajudar a escoar cargas via Norte — como do Matopiba. A Ferrogrão também tem potencial, por estar no centro do Mato Grosso, com complementariedade à malha Norte. A EF-118 pode ser interessante combinada com outra ferrovia”, disse Marchiori.
Também conhecida como Ferrovia Vitória-Rio, a EF-118 é um projeto de infraestrutura ferroviária para conectar os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, com o objetivo de integrar a malha logística do Sudeste, conectar portos e polos industriais, e viabilizar o transporte de cargas.
Acordos feitos pelo governo federal a partir de renovações antecipadas de outras ferrovias podem garantir mais de R$ 4 bilhões para a construção da EF-118, como parte do Anel Ferroviário Sudeste, ligando Santa Leopoldina ao Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
Saiba Mais
Leilão previsto para junho do ano que vem
Cronograma
Se for mantido o cronograma ferroviário apresentado ontem pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o edital para a construção do Anel Ferroviário Sudeste, conhecido como Estrada de Ferro 118 (EF-118), que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, será publicado no dia 26 de março de 2026, e o leilão deverá ocorrer depois meses após, em 26 de junho do ano que vem.
Na carteira de projetos apresentada pelo ministro, constam as duas fases da EF-118: a fase 1, que vai ligar Santa Leopoldina a Anchieta (ligando a Estrada de Ferro Vitória a Minas ao porto de Ubu), e a fase 2, que será de Anchieta até São João da Barra, no Rio de Janeiro, onde está instalado o Porto do Açu.
Política nacional
A Política Nacional de Outorgas Ferroviárias define diretrizes claras de planejamento, governança, sustentabilidade e, principalmente, um novo modelo de funding, que combina recursos públicos e privados.
A carteira do Ministério dos Transportes prevê oito leilões de ferrovias, que abrangem mais de 9 mil quilômetros de extensão e devem atrair cerca de R$ 140 bilhões em investimentos, com projeção de R$ 600 bilhões injetados no sistema ferroviário.
A ampliação dos trilhos reduzirá custos logísticos, aumentará a competitividade da produção nacional e diminuirá a dependência do transporte rodoviário.
Entre os projetos, destacam-se o Anel Ferroviário do Sudeste (EF-118), a Ferrogrão, o Corredor Leste-Oeste, a Malha Oeste e os corredores da Malha Sul, entre outros.
Outras ferrovias
Quatro projetos de ferrovias que ligam o Espírito Santo ao Centro-Oeste brasileiro, e podem se tornar ponto de partida da Ferrovia Bioceânica, também estão no radar de empresas privadas.
Planejada para atravessar o País, a ferrovia terá como destino o porto de Chancay, em Lima, no Peru. No Estado, pode iniciar em São Mateus, Aracruz ou Presidente Kennedy.
As propostas foram enviadas ao governo federal e estão atualmente sob análise.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários