Polícia Federal faz sete operações simultâneas contra abuso infantojuvenil no ES
Até o momento, três pessoas foram presas em flagrante por armazenamento de conteúdo com cenas de violência sexual de menores
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quarta-feira (26), sete operações simultâneas para combater o crime de armazenamento de arquivos contendo cenas de violência sexual infantojuvenil no Sul do Espírito Santo. De acordo com a corporação, até o momento, três pessoas foram presas em flagrante pela prática criminosa.
"Na ação de hoje, cerca de 35 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão em diversos municípios do Sul do Espírito Santo e em Campos dos Goytacazes, no RJ", explicou a PF.
Durante as buscas, agentes apreenderam computadores e aparelhos celulares dos investigados. Os dispositivos serão submetidos à perícia técnica criminal para aprofundar as investigações e identificar eventuais outros envolvidos.
Os investigados poderão responder pelo crime de armazenar fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente, além de outros crimes que possam ser identificados durante as investigações.
A corporação deixou um alerta para os responsáveis por crianças e adolescentes.
"A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção", destacou a corporação, que também alertou para os sinais que podem ajudar a identificar situações de risco.
"Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas", concluiu.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários