Festival de Música de Botequim está de volta. Confira a programação em Vitória
Femusquim acontece de quinta-feira (27) a sábado (29), na Praça Misael Pena, no centro de Vitória, com feras do samba e do choro
Nascido no Morro dos Alagoanos, em 1997, o tradicional Festival de Música de Botequim, o Femusquim, está de volta com shows gratuitos e em novo local: a Praça Misael Pena, no centro de Vitória.
A maratona de samba e choro acontece entre quinta-feira (27) e sábado (29) com oito atrações musicais. A programação mistura artistas que já estiveram em outras edições, como Dennise Pontes, e novos nomes, a exemplo de Elaine Augusta e Sambaju.
Além de muita música, o evento vai contar com um espaço de alimentação composto por food trucks, instalado em frente à praça, além de uma feira de artesanato local.
A última edição do evento, fundado por Raimundo de Oliveira, aconteceu em 2023. Ele comemora a parceria com o Sesc Espírito Santo e avisa que o festival segue mantendo sua essência.
“O espetáculo continua o mesmo: o público vai poder se divertir e ouvir de graça a verdadeira música brasileira”, afirma o idealizador.
Apesar de já ter recebido nomes nacionais, como Toninho Geraes, Monarco e Marquinho Sathan, o festival traz uma edição que visa celebrar a cena cultural capixaba.
“O Espírito Santo é terra de bons intérpretes, queremos mostrar que temos artistas talentosos”, declara Raimundo.
O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, destaca que o Sesc Femusquim conecta música, história e comunidade, trazendo vida para os espaços públicos e fortalecendo os laços sociais.
“Para o Sistema Fecomércio-ES, apoiar iniciativas como essa é reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento local, a inclusão e a promoção da arte como instrumento de transformação social”.
O festival marca também a entrega da nova Praça Misael Pena, reformada pelo Sesc-ES em parceria com a Prefeitura de Vitória, como parte do projeto “Adote uma Praça”. A cerimônia de reabertura acontece na quinta-feira, a partir das 18 horas.
“A ideia é de que a praça se torne esse ponto de encontro, lazer, cultura e de valorização da região do Parque Moscoso. Um equipamento desse renovado traz novo vigor à sociedade. Agora, vai ter área kids, para pet e espaço para montagem de palco, e o Sesc Femusquim inaugura essa nova fase”, conta Luiz Toniato, diretor regional do Sesc-ES.
A intenção é de que o festival volte a acontecer anualmente na praça. “Também pretendemos levar eventos de chorinho e samba para outras áreas e municípios”, adianta Toniato.
Serviço
Sesc Femusquim 2025
- O quê: Edição que marca o retorno do festival de samba e o chorinho. Haverá espaço de alimentação com food trucks, além de uma feira de artesanato local com barracas.
- Quando: Quinta-feira (27) e sexta-feira (28), das 18 horas às 22 horas, e sábado (29), das 13 horas às 17 horas.
- Onde: Praça Misael Pena, no centro de Vitória.
- Quanto: Entrada gratuita.
Programação
Quinta-feira (27)
18 horas: Choro da Ilha.
19 horas: Reabertura da Praça Misael Pena.
19h45: Dennise Pontes.
Sexta-feira (28)
18 horas: Grupo 522.
19 horas: Sambaju.
20 horas: Elaine Augusta – roda de samba.
Sábado (29)
13 horas: Choro Carne de Gato.
14 horas: SambAdm.
15h30: Já Gamei.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários