Nova Família Real pronta para o Carnaval de Vitória. Conheça os integrantes
Luiz Guilherme Miguel Monteiro, Maryanna Pereira, Lorena Delfino, Keile Gomes e Sophia de Jesus vão alegrar a folia capixaba
Vitória já tem a sua Família Real para o Carnaval 2026. O rei, as rainhas e as princesas que venceram a eleição já tomaram posse e esbanjaram charme na quadra da escola de samba Novo Império, no último sábado.
Luiz Guilherme Miguel Monteiro (Rei Momo), Maryanna Matos Pereira (Rainha), Lorena Delfino Gomes Silva (Rainha Trans), Keile Gomes (Primeira Princesa) e Sophia Nunes de Jesus (Segunda Princesa) foram os eleitos.
George Falcão, diretor artístico da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), conta que a função da Família Real do Carnaval é representar oficialmente a folia capixaba em eventos que antecedem os desfiles e as apresentações das escolas de samba.
“Eles que abrem o dia de desfile. A Família Real é responsável por levar o Carnaval para o folião, para o povo. Eles têm contato com o público, dão entrevistas, levam o espírito carnavalesco para todos”.
Todos os participantes foram avaliados nos critérios simpatia, alegria, espírito carnavalesco, samba no pé e desempenho na passarela. “A gente tem uma bancada de cinco jurados. São pessoas tecnicamente conhecidas no samba, que têm lugar de fala. Pessoas que foram grandes passistas, rainhas de bateria, coordenadoras de passistas. Eles elegem a corte”.
Essa é a terceira vez que Luiz Guilherme Miguel Monteiro, de 49 anos, é eleito o Rei Momo. Além deste, já foi eleito para os carnavais de 2022 e 2024.
“Sou filho de sambistas, meu pai é um dos criadores e fundadores da Unidos Jucutuquara, e quando via Luiz Vieira de Rei Momo, ficava apaixonado por aquilo, ele sambando, ele sendo a atração de tudo, de todos. Aí eu falei assim: é lá que eu quero estar”.
Keile Gomes, 29 anos, moradora de Nazareth, em Vitória, é a nova Primeira Princesa do Carnaval capixaba. Representante da escola Imperatriz do Forte, ela vive em 2026 sua primeira experiência na “Corte”.
“Comecei no Carnaval em 2016, meu primeiro desfile foi pela Imperatriz do Forte. Sou musa da Imperatriz do Forte, no ano passado a escola me deu a oportunidade de ser musa da comunidade, então eles me passaram essa faixa. E como musa, eu acho que agora é a hora de representar o Forte, de levar o nome da nossa comunidade, que é tão raiz, que é tão antiga no Carnaval capixaba”.
Primeira Princesa
Keile Gomes, 29 anos, é a nova Primeira Princesa do Carnaval capixaba. Representante da escola Imperatriz do Forte, ela vive sua primeira experiência na corte. Keile celebra uma conquista que ainda parece “surreal”, como ela mesma descreve.
A sensação só se concretiza quando coloca a coroa e percebe que, de fato, faz parte da Família Real do Carnaval. Preparada para encarar a maratona de desfiles, Keile mantém uma rotina intensa de treinos: musculação diária, crossfit, corrida e muito cardio para aguentar o ritmo da avenida
Rainha
Maryanna Matos Pereira, 28 anos, carrega no peito a força de uma trajetória inteira dedicada ao Carnaval, com uma história que começou aos 7 anos, ainda impulsionada pelos passos da mãe, do pai e dos primos.
De passista mirim à musa, de destaque à coordenação da ala, ela transformou cada etapa em aprendizado, entrega e amor pelo samba. Hoje, coroada Rainha da Família Real 2026, Maryanna diz que representa muito mais que beleza: representa a resistência, o amadurecimento e a coragem de esperar o próprio tempo florescer.
Rei Momo
Luiz Guilherme Miguel Monteiro, 49 anos, é um legítimo representante da alegria do Carnaval capixaba. Nascido e criado em Vitória, no tradicional bairro de Jucutuquara, ele traz o samba no sangue: é filho de um dos fundadores da Unidos de Jucutuquara.
Como Rei Momo, ele promete levar ao público o que melhor sabe fazer: distribuir alegria, contagiar com muito samba no pé e valorizar a tradição das escolas capixabas. Seu objetivo é ajudar a fortalecer e divulgar o Carnaval do Espírito Santo dentro e fora do País, mostrando a força, a beleza e o brilho da festa.
Rainha Trans
Um título que marca não apenas sua trajetória pessoal, mas também um importante momento de representatividade dentro da festa capixaba. A Rainha Trans Lorena Delfino Gomes Silva, 22 anos é estudante e representa a Unidos da Piedade.
A relação de Lorena com o samba começou recentemente, mas transformou sua vida. Criada em uma família tradicional e religiosa, ela nunca havia sambado até ver, por acaso, uma publicação no Instagram sobre uma aula de passistas. Encontrar o samba foi, para ela, uma descoberta de liberdade.
Segunda Princesa
Sophia Nunes de Jesus, 20 anos, movida pela própria vontade e pela coragem de tentar algo que sempre sonhou, é a nova Segunda Princesa da Família Real do Carnaval de Vitória.
O samba acompanha Sophia desde o berço. Ela nasceu na semana do Carnaval. A mãe entrou em trabalho de parto em meio a um bloco de rua.
Sem uma escola fixa, ela se define como uma apaixonada pelo Carnaval em todas as suas formas: participa onde houver espaço. Na avenida, a população capixaba pode esperar dela muita simpatia e samba no pé.
Carnaval 2026
Mudanças
Para 2026, serão 10 escolas desfilando pelo Grupo Especial.
As apresentações serão divididas em dois dias.
Serão cinco escolas na avenida por dia.
Ordem dos desfiles do Grupo Especial
Sexta-feira — 06/02/2026
Pega no Samba.
Novo Império.
Unidos de Jucutuquara.
Mocidade Unida da Glória (MUG).
Imperatriz do Forte.
Sábado — 07/02/2026
Rosas de Ouro.
Unidos da Piedade.
Independente de Boa Vista.
Chegou o Que Faltava.
Andaraí.
Família Real
A Corte Real abre o dia de desfile. Eles sempre vêm antes da primeira escola para saudar o público.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários