Gestão por propósito: Sicredi é eleita melhor empresa para trabalhar
Cooperativa alcançou o 1º lugar nacional na categoria Gigantes, que reúne organizações com mais de 10 mil colaboradores
A fórmula para o sucesso em muitas empresas não está apenas nos números, mas nas pessoas. No País, modelos de gestão guiados por propósito, relações humanas e desenvolvimento de funcionários têm sido realidade em ambientes corporativos.
Exemplo disso é o Sicredi, que pelo segundo ano consecutivo conquistou o título de Melhor Empresa Para Trabalhar do Brasil no ranking Great Place To Work (GPTW) 2025.
O Sicredi alcançou o 1º lugar nacional na categoria Gigantes, que reúne organizações com mais de 10 mil colaboradores, superando empresas como Magazine Luiza, Gazin, McDonald’s e Itaú Unibanco.
Mais de 5 mil empresas participaram da edição 2025 do ranking, representando 3,2 milhões de profissionais em todo o País.
A cooperativa registrou 90% de adesão dos colaboradores à pesquisa, com índice de confiança de 90% e e-NPS de 84%, indicador que mostra o quanto os colaboradores recomendariam a instituição como um excelente lugar para trabalhar.
Para Juliana Gross, gerente de Pessoas e Cultura da Sicredi Serrana Rio Grande do Sul/Espírito Santo, esse resultado confirma que o cuidado com as pessoas é a base de tudo o que o Sicredi constrói.
“Ficamos mais orgulhosos porque sabemos que isso é resultado de uma construção de longo prazo. Há 10 anos estamos trabalhando para criar uma cultura sólida, que coloque os colaboradores no centro das nossas decisões. Temos nos esforçado para manter o time engajado e próximo, e o reconhecimento é apenas o reflexo disso, da continuidade desse trabalho”.
Para ela, o reconhecimento não se traduz apenas em premiação externa, mas é uma forma de reforçar a marca como empregadora.
“Nosso foco é celebrar o resultado internamente com o time. Temos um grau de engajamento muito alto na pesquisa de clima, com mais de 90% dos colaboradores respondendo, o que é incrível. Para nós, é mais importante entender como o time sente a cultura e o engajamento dele”.
A gerente de Pessoas e Cultura da Sicredi Serrana Rio Grande do Sul/Espírito Santo destaca que o cuidado não se limita ao ambiente interno, mas faz parte da relação com as comunidades onde a cooperativa está presente.
“O Sicredi cresce porque cresce junto com as pessoas. O cuidado que oferecemos aos colaboradores chega até o associado e se desdobra em impacto territorial, educação financeira, inclusão e fortalecimento das comunidades. É isso que sustenta o nosso modelo”.
O reconhecimento nacional, como ela destaca, se soma à presença internacional do Sicredi. “Em agosto, a instituição foi eleita uma das 25 Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina, segundo o GPTW LATAM 2025, consolidando sua presença entre as organizações com cultura organizacional de destaque internacional”.
Saiba Mais
O tema “Gestão por propósito: Um novo olhar para o futuro dos negócios” foi o foco da segunda edição do “Em Pratos Limpos”. O evento, ocorrido no último dia 12, foi realizado pela Rede Tribuna, com parceria do Sebrae e Sicredi.
O que disse Juliana Gross
Colaborador
“O cuidado é parte da nossa identidade. Ele está na escuta ativa, no desenvolvimento de cada colaborador e na forma como tratamos nossos associados e parceiros. Uma organização só é verdadeiramente forte quando as pessoas se sentem respeitadas, apoiadas e pertencentes”.
Resultado
“Esse resultado reflete uma cultura viva, que coloca as pessoas no centro das decisões, dos processos e do propósito”.
Centro de tudo
“Hoje, estamos com um movimento de expansão da equipe, e o primeiro passo é garantir uma boa integração à cultura da empresa. O processo de onboarding, por exemplo, é todo desenhado para que o colaborador entenda o modelo de negócio, a forma de operação e a nossa cultura. Ele é recepcionado antes mesmo de chegar à empresa, com mensagens de boas-vindas e conhecimento prévio dos colegas. Durante o processo de integração, participa de encontros que explicam como a empresa funciona, criando um encantamento logo no início”.
Carreira
“A carreira está nas mãos do colaborador, e criamos condições para que ele tenha clareza de seu papel atual e de possíveis papéis futuros. Incentivamos o desenvolvimento contínuo, com conversas frequentes de feedback entre líderes e colaboradores, não apenas esperando os ciclos formais de desempenho. De um ano para cá, a frequência de feedbacks aumentou cinco vezes, o que tem feito muita diferença no dia a dia”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários