Justiça Eleitoral: convocação cidadãos do ES para coleta de impressões digitais
Tribunal Regional Eleitoral do Estado faz chamamento para que eleitores se antecipem e realizem o cadastro de biometria até dezembro
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) convocou o eleitorado que ainda não possui a biometria cadastrada no título de eleitor a comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para realizar a coleta das digitais.
As unidades da Justiça Eleitoral funcionam de segunda a sexta-feira, das 12 horas às 18 horas. Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou do eleitor é feita por meio da digital, através do leitor biométrico da urna.
Conforme explica Danilo Marchiori, secretário de tecnologia da informação do TRE-ES, o processo garante maior segurança e confiabilidade na identificação e no voto.
“Além do aspecto eleitoral, a biometria coletada pelo TRE-ES pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como os do INSS e do Governo Federal, permitindo ao cidadão obter o selo Ouro no portal Gov.br”.
Além disso, Marchiori destaca que com a biometria, o eleitor poderá acessar o aplicativo e-título, disponível de graça para celulares iOS e Android, e resolver de forma remota outras questões eleitorais.
“O prazo para fazer o cadastro é até maio. Só que, ano que vem, por ser ano de eleições no País, muita gente vai procurar naturalmente a Justiça Eleitoral. Então estamos incentivando para fazer ainda esse ano, para aproveitar que o movimento é menor e com menos filas”, afirma.
O TRE-ES recomenda que cada eleitor verifique se já possui a biometria cadastrada acessando o Autoatendimento Eleitoral, clicando em Consultar situação eleitoral. Para consultar o cartório eleitoral mais próximo da sua residência, acesse: publicanet.tre-es.jus.br/public/endereco-cartorios.
Sugestões
Pessoas com deficiência, representantes da sociedade civil, especialistas e demais interessados já podem contribuir com a minuta de resolução que cria a Política de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida no Processo Eleitoral e nas Atividades da Justiça Eleitoral.
Contribuições podem ser enviadas até a próxima terça-feira no site www.tse.jus.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/governanca-gestao/gestao-da-acessibilidade-e-inclusao-1/consulta-publica-sobre-a-politica-de-acessibilidade-da-justica-eleitoral.
Serviço
Procedimento é presencial no cartório
Segurança na identificação
Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou do eleitor é feita por meio da digital, através do leitor biométrico da urna.
Como cada digital é única, o processo garante maior segurança e confiabilidade na identificação e, consequentemente, no voto.
Além do aspecto eleitoral, a biometria coletada pelo TRE-ES pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como os do INSS e do governo federal — permitindo ao cidadão obter o selo Ouro no portal Gov.br.
Verificação
O TRE-ES recomenda que cada eleitor verifique se já possui a biometria cadastrada acessando o Autoatendimento Eleitoral, clicando em Consultar situação eleitoral.
Para consultar o cartório eleitoral mais próximo da sua residência, acesse o site disponível através do link.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários