Transcol vai ter 50 novos ônibus elétricos em março
Revelação foi feita pelo governador do Estado durante a COP30. Meta é reduzir emissões no transporte público
Em meio aos debates sobre os desafios de uma mobilidade sustentável durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém, o governador Renato Casagrande anunciou a compra de 50 novos ônibus elétricos para o Sistema Transcol.
A expectativa, segundo o governador, é que os novos ônibus cheguem a partir de março, reforçando a meta de reduzir emissões no transporte público capixaba.
O anúncio aconteceu durante a participação de Casagrande no painel “Transição Energética e Transporte Sustentável: O Caminho para a Mobilidade de Baixo Carbono”.
O debate abordou integração entre bioenergia, transporte, agronegócio, biocombustíveis avançados e eletrificação.
Sobre o tema, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que até o fim do ano deve ser assinado o contrato com o governo federal para liberação do crédito. Isso vai viabilizar que as empresas que prestam o serviço de transporte público façam o pedido às fábricas dos novos ônibus elétricos.
“De forma paralela, estamos fechando os projetos de 15 carregadores, pois vamos precisar ampliar a estrutura para essa nova frota”.
Hoje, o Sistema Transcol já tem quatro ônibus elétricos em circulação, que carregam as baterias no Terminal de Laranjeiras e no Terminal de Campo Grande.
Ampliação
Com a ampliação da frota, terminais como o de Itaparica, de Campo Grande, de Jardim América, de Laranjeiras e de Carapina também vão receber os carregadores.
Damasceno ressaltou que a experiência com os veículos em circulação tem sido positiva, principalmente para a sustentabilidade.
“Essa é uma evolução. Com esses veículos, é zerada a emissão de gás carbônico, de material particulado e de ruído. É um processo natural hoje a gente buscar novas fontes e alternativas para descarbonizar o transporte público”.
A aquisição dos novos ônibus elétricos faz parte também do processo de renovação da frota do sistema, que acontece de forma constante.
Opiniões
"Estamos comprando, através do Fundo Clima do BNDES, os primeiros 50 ônibus elétricos da frota do Transcol” - Renato Casagrande, governador
"O governo do Estado vem investindo em um transporte público mais eficiente e conectado às novas tecnologias” - Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura
Estado vai testar veículo a gás
Como parte dos esforços para a descarbonização do transporte coletivo, além da compra de mais ônibus elétricos, o governo do Estado se prepara para comprar também 24 veículos movidos a gás. Um ônibus chega este mês para teste no Sistema Transcol.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, revelou que a ideia é poder usar o biometano para abastecimento desses veículos – previstos para chegarem no primeiro semestre de 2026
“O Estado fechou parceria com a ES Gás e a Marca Ambiental para fornecimento de biometano. Isso traz um potencial grande, pois poderemos usar futuramente nos nossos ônibus, também com zero emissão de gás carbônico”. A aquisição dos 24 ônibus ainda está sendo avaliada, principalmente com relação à recarga e manutenção.
Para incorporar práticas mais sustentáveis e inovadoras ao Sistema, Damasceno esteve em Bogotá, na Colômbia, em visitas técnicas a empresas e instituições referência em mobilidade urbana.
A agenda contou com a participação de representantes da ES Gás, empresários do Sistema Transcol, da Federação das empresas de Transportes do Espírito Santo e outros.
Durante dois dias, a comitiva conheceu diferentes modelos de transporte coletivo. A programação incluiu visitas à La Rolita, empresa pública que opera frota 100% elétrica; e à Capital Bus, operadora de ônibus movidos a gás natural. O grupo também percorreu os corredores exclusivos de transporte público de Bogotá.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários