Novos casos confirmados passaram por retestagem
Com os 20 novos casos de histoplasmose na sexta-feira, total subiu para 30 confirmados para fungo
Entre os 20 novos casos confirmados do surto de histoplasmose intrahospitalar no Hospital Santa Rita, há pacientes que passaram por retestagem. O total de confirmações é de 30 casos.
A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, durante entrevista exclusiva na manhã de sábado (8) quando marcou presença em mais uma edição do circuito Ação pela Cidadania, em Cariacica.
"Agora, com os novos casos confirmados, nós podemos falar com total segurança que se trata, sim, de um surto a partir do Histoplasma sp. Temos vários casos de retestados, ou seja, que os primeiros testes haviam dado negativo e que nós achávamos que podia ter pego o sangue daquelas pessoas numa janela em que os anticorpos ainda não estavam produzidos", relatou.
O Estado totalizou, neste sábado (8), 141 casos suspeitos do surto de histoplasmose intrahospitalar no Hospital Santa Rita, de acordo com o boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Do total, 138 estão em acompanhamento e três estão internados.
São 30 casos confirmados, mesmo número do dia anterior. Na quinta-feira eram 10 casos.
Em relação ao vínculo com o hospital, 113 são trabalhadores, 17 acompanhantes e 11 pacientes.
São três casos suspeitos internados, sendo dois em Vitória, um na UTI e um na enfermaria e um que está na UTI em Vila Velha.
Nesta segunda-feira (10) às 11 horas, a Sesa vai dar uma entrevista coletiva para prestar informações sobre o surto de infecções.
"Vamos falar de coisas que aconteceram ontem (sexta) e estão acontecendo no fim de semana. Sobre algumas hipóteses, que ainda estão em teste, sobre o surgimento do surto, de onde ele surgiu. Esse é um dos pontos que vamos tratar", concluiu o secretário.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários