Capixabas entre os melhores professores de Matemática do País
Thiago de Pádua Rosa e Carlos de Almeida são finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio
Dois professores da rede estadual de ensino estão entre os 40 finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr).
Thiago de Pádua Rosa, da EEEM Antônio Carneiro Ribeiro, em Guaçuí, no Sul do Espírito Santo, já é finalista pela segunda vez na OPMBr. O outro professor é Carlos de Almeida, que leciona na EMEF Ceciliano Abel de Almeida, em São Mateus, Norte do Estado.
Cerca de 1,2 mil professores da disciplina, de todo o País, participaram da olimpíada, que já está na segunda edição e foi idealizada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
“Procuramos professores que inspiram os alunos a aprenderem Matemática. Escolhemos avaliar professores do ensino médio pois é nessa etapa que os estudantes desistem dos estudos, geralmente por dificuldade em Matemática”, explicou Adauto Caldara, membro do conselho gestor da olimpíada.
Sábado (08), às 16h, um evento on-line vai revelar os 20 professores premiados na categoria ouro, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Sociedade Brasileira de Matemática.
Já no dia 10 de dezembro, haverá uma solenidade presencial com os vencedores no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
Os ganhadores receberão, como prêmio, um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai (China), em maio do ano que vem.
“Eles vão conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco, na Universidade Normal da China. Ao retornarem, desenvolverão um curso para divulgar as práticas educacionais aprendidas”, disse Adauto.
O professor Thiago desenvolveu o Banco Imobiliário Capixaba, jogo de tabuleiro que une Matemática Financeira, História e cultura capixaba. “Quando o estudante percebe que a Matemática explica o mundo que o cerca, a disciplina deixa de ser abstrata e passa a fazer sentido”, pontuou.
Já o professor Carlos desenvolveu a Feira de Educação Financeira e Fiscal. “É uma dinâmica que mostra na prática alguns dos usos da Matemática no cotidiano. Também realizo desafios matemáticos com premiação”, disse.
SAIBA MAIS
Etapas da olimpíada
A primeira etapa consiste em uma prova em que membros do comitê gestor da olimpíada avaliam como o professor explica os assuntos para os alunos e se ele sabe identificar que o conteúdo foi absorvido.
Na segunda fase, os participantes enviam vídeos, mostrando o trabalho que desenvolvem em sala de aula e quais técnicas utilizam.
A terceira e última etapa consiste em uma entrevista com avaliadores membros do conselho acadêmico da OPMBr.
Intercâmbio em Xangai
Serão 20 vencedores, no total, que receberão, como prêmio, um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai.
Na viagem, em maio do ano que vem, eles vão conhecer o Centro de Educação para Professores das Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (TEC Unesco) na Universidade Normal da China.
Ao retornar para o Brasil, vão elaborar cursos com as técnicas aprendidas na China para divulgar para estudantes brasileiros.
Professores de todo o País
Educadores de todas as regiões do país participam desta edição da olimpíada.
Dentre os 40 finalistas, há representantes de estados como Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí e Ceará.
A Olimpíada é aberta para professores do ensino médio de qualquer tipo de escola, públicas, privadas e institutos técnicos.
Ensino público
70% dos professores participantes lecionam em escolas públicas estaduais não seletivas, ou seja, que não realizam processo seletivo para ingresso.
Os outros 30% estão divididos igualmente entre professores de escolas públicas não seletivas municipais, colégios particulares e institutos técnicos federais.
45% dos participantes tem até 10 anos de profissão e 38% têm de 31 a 40 anos de idade. 75% são homens e 25% são mulheres.
Fonte: OPMBr.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários