Após vistoria, Crea-ES constata irregularidade em prédio que desabou em Vila Velha
Equipes estiveram no local nesta quarta-feira realizando vistorias técnicas. Imóvel que precisou ser demolido também estava em situação irregular
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), por meio de equipes técnicas, esteve nesta quarta-feira (29) no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha, onde um prédio desabou e outro precisou ser demolido para realizar vistorias técnicas com o objetivo de coletar dados e informações técnicas para subsidiar relatórios e medidas cabíveis.
Após o desabamento de um dos prédios e a demolição de outro, o Conselho constatou que os dois imóveis estavam em em situação irregular junto ao Crea-ES, ou seja, foram construídos sem acompanhamento de profissional habilitado, sem projetos técnicos e sem o devido registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Após o caso, o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva, reforçou a importância de a população buscar sempre a regularização das construções: “Quando uma obra é executada por empresas ou profissionais habilitados e registrados no Crea-ES, ela precisa seguir padrões técnicos adequados. Isso significa mais segurança, durabilidade e até economia para os proprietários. A informalidade na construção traz riscos sérios, que podem resultar em prejuízos materiais e, principalmente, em tragédias. Nossa missão é orientar, fiscalizar e proteger a sociedade”, destacou.
Entenda o caso
Um prédio de quatro andares desabou durante a madrugada desta quarta-feira (29) no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores acionaram o resgate por volta de 3h30 e a ocorrência segue em andamento.
Até o momento, ainda segundo a corporação, não há confirmação de vítimas. No entanto, há a suspeita de que um homem em situação de rua poderia estar no imóvel e, por isso, equipes de resgate seguem atuando no local.
"O prédio principal foi totalmente destruído e os prédios que estão nas proximidades também estão com problemas na estrutura. Nossos cães fizeram buscas e não localizaram nenhuma vítima no momento. Mas, segundo os moradores, possivelmente tenha alguém", explicou o Chefe de Operações do Corpo de Bombeiros, Capitão França.
Também atuam na ocorrência equipes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria de Obras de Vila Velha e cães da Polícia Militar. Duas residências ao lado do prédio foram interditadas e, segundo informações da reportagem da TV Tribuna/Band, moradores de outras casas também podem ser retirados do local por risco de novos desabamentos. A rua também será interditada durante a ocorrência.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários