Alunos capixabas faturam 60 medalhas em jogos nacionais
Foram 15 medalhas de ouro, 18 de prata e 27 de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros, em Uberlândia, Minas Gerais
Equipes de várias modalidades esportivas capixabas conquistaram 60 medalhas na edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros, em Uberlândia, Minas Gerais, no último domingo (26).
Foram 15 medalhas de ouro, 18 de prata e 27 de bronze. A delegação capixaba foi representada por 268 pessoas, sendo 206 atletas de 110 escolas das redes pública e privada, além de treinadores e dirigentes de equipes esportivas.
“Os jogos têm uma grande importância na vida desses garotos. Além de fortalecer a educação, criam oportunidades para que esses atletas obtenham alto rendimento e possam representar o Estado em nível nacional”, declarou o secretário de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Esta edição teve as modalidades de atletismo, badminton, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica artística, ciclismo virtual, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, ginástica rítmica, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.
Luciane Hammes, treinadora de Melissa Varejão, medalhista de ouro em ginástica rítmica, afirma que as medalhas são resultado de meses de planejamento.
“As conquistas são fruto de muito trabalho das ginastas e de toda a equipe técnica, e refletem a seriedade da ginástica rítmica do Espírito Santo”, disse.
Mateus Ngome foi medalhista de ouro em natação, nas modalidades 50 metros nado livre e 50 metros nado borboleta.
O adolescente treina no Clube Álvares Cabral, em Vitória, há cerca de quatro anos, e se dedica 100%, afirma o presidente do Clube, Fernando Bissoli.
“O Matheus é um prodígio, fora da curva. No Campeonato Brasileiro de Natação Infantil de Inverno de 2025, realizado em Bauru (SP), pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ele ganhou medalha de ouro nas quatro modalidades: crau, costas, borboleta e peito. Ninguém tinha feito isso antes, o que é incrível. Temos orgulho de tê-lo como atleta do Álvares”, destacou.
Os jogos despertam o sentimento de pertencimento nos atletas, afirmou Bissoli: “Representar as cores do Estado de origem fortalece a identidade dos atletas”.
Estudantes comemoram vitórias
Equipe medalhista
As atletas Lays Jorge, Beatriz Teixeira e Melissa Varejão, Valentina de Souza (da esquerda para a direita), foram medalhistas em ginástica rítmica.
Melissa, que conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, dedicou os prêmios à família.
“Minha família é o motivo de eu ter conquistado tudo isso, meus amigos também, eles estavam na torcida por mim. A ginástica rítmica é tudo para mim, é um esporte muito especial. Deus me deu tudo para que eu possa estar nesse esporte”, declarou.
Karatê motiva atleta
Mais do que um esporte, o karatê foi o que tirou Ketelen Fernandes, de 14 anos, medalhista de ouro na modalidade kata feminina, da depressão.
“Eu treino há cinco anos, desde a morte do meu pai. O karatê me tirou da depressão, me dá disciplina, ânimo. Essa conquista é fruto de muito esforço e dedicação. O karatê é a minha vida” disse.
Bronze em handebol
O time de handebol masculino do Colégio Castro Alves, de Cariacica, conquistou medalha de bronze no encerramento da competição.
O treinador do time, Eduardo Palaoro (no canto superior direito da foto), destacou que o esporte traz benefícios que extrapolam a saúde física.
“Essa geração de adolescentes que viveu a pandemia fica muito em telas, em videogames. O esporte gera evolução corporal, mais confiança, mas também proporciona integração e socialização”, pontuou.
Nova disputa em 54 escolas a partir desta quinta
Cerca de 1.450 atletas de 54 escolas públicas e particulares participam, a partir desta quinta-feira (30), dos Jogos Estudantis 2025.
A competição é realizada em quatro escolas de Vitória pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) e do Sesi, conta o presidente da Federação, Lidimar Marquez.
“A abertura será às 19h, no Sesi de Jardim da Penha. Os jogos acontecerão no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vitória, na Sesport, no Colégio São Domingos e no Sesi”, disse.
Os jogos terão divisão entre meninos e meninas e entre idade (infantil e juvenil). As modalidades serão futsal, vôlei, basquete, vôlei de praia, handebol e atletismo.
O encerramento acontecerá no dia 15 de novembro.
“Essa competição é uma preparação para os Jeb's do ano que vem. O mais importante é fomentar o esporte escolar, dar oportunidades para jovens atletas e mostrar a eles os valores do esporte, de respeito e fraternidade”, afirmou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários