Cometa 3I/ATLAS tem intrigado cientistas e gerou alerta da NASA
3I/ATLAS se formou em outro sistema estelar e, de alguma forma, foi ejetado para o espaço interestelar, que é o espaço entre as estrelas
Um cometa observado pelo telescópio espacial James Webb da NASA tem intrigado os cientistas por conta da química peculiar que apresenta. O 3I/ATLAS foi visualizado em 6 de agosto pelo instrumento Espectrógrafo de Infravermelho Próximo do telescópio.
De acordo com informações do portal argentino La Nación, a Nasa emitiu alertas após observar um comportamento considerado incomum do objeto, além de ter acionado um protocolo de defesa planetária.
Após os alertas da NASA, a Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN) afirmou que irá coordenar um exercício especial de treinamento entre 27 de novembro deste ano e 27 de janeiro de 2026, com foco em aprimorar a precisão das medições orbitais do cometa. A IAWN ainda alertou que o cometa apresenta "desafios únicos".
A seguir respondemos as principais dúvidas sobre o 3I/ATLAS:
De onde veio esse objeto interestelar?
O 3I/ATLAS se formou em outro sistema estelar e, de alguma forma, foi ejetado para o espaço interestelar, que é o espaço entre as estrelas. Ele vagou até chegar recentemente ao nosso sistema solar por milhões ou até bilhões de anos. O objeto se aproximava da direção geral da constelação de Sagitário, onde se localiza a região central da nossa galáxia, a Via Láctea. Quando descoberto, o 3I/ATLAS estava a cerca de 670 milhões de quilômetros do Sol, dentro da órbita de Júpiter.
Como foi determinado que 3I/ATLAS não se originou em nosso sistema solar?
Observações da trajetória do cometa mostram que ele está se movendo rápido demais para ser limitado pela gravidade do Sol e que está no que é conhecido como trajetória hiperbólica. Em outras palavras, ele não segue uma órbita fechada ao redor do Sol. Ele está simplesmente passando pelo nosso sistema solar e continuará sua jornada rumo ao espaço interestelar, para nunca mais ser visto.
3I/ATLAS é um asteroide ou um cometa?
A partir de observações telescópicas, os astrônomos podem dizer que o 3I/ATLAS está ativo, o que significa que possui um núcleo gelado e uma coma (uma nuvem brilhante de gás e poeira que circunda um cometa à medida que se aproxima do Sol). É por essas características que os astrônomos o classificam como um cometa e não como um asteroide.
Qual é o tamanho do 3I/ATLAS?
Os astrônomos ainda não sabem exatamente o tamanho do 3I/ATLAS, mas, a partir de observações do Telescópio Espacial Hubble em 20 de agosto de 2025, eles podem ver que o diâmetro do seu núcleo não é menor que 440 metros (1.444 pés) e não maior que 5,6 quilômetros (3,5 milhas).
Quão rápido ele está se movendo?
Muito rápido. Quando foi descoberto, o cometa interestelar viajava a cerca de 221.000 quilômetros por hora (ou 61 quilômetros por segundo), e sua velocidade aumentará à medida que se aproximar do Sol.
Existe perigo desse objeto interestelar atingir a Terra?
Não. Embora a trajetória do objeto o leve para o interior do Sistema Solar, ele não chegará perto da Terra. À medida que o cometa 3I/ATLAS viaja pelo Sistema Solar, ele não se aproximará mais do que 1,8 unidade astronômica (cerca de 270 milhões de quilômetros) do nosso planeta.
Um visitante raro
Esses cometas são absolutamente estranhos. Todos os planetas, luas, asteroides, cometas e formas de vida em nosso Sistema Solar compartilham uma origem comum.
Mas os cometas interestelares são verdadeiros forasteiros, carregando pistas sobre a formação de mundos muito além do nosso.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários