“Hospital é seguro”, diz secretário de saúde após infecção no Hospital Santa Rita
De acordo com o hospital, 26 funcionários da instituição apresentaram sintomas respiratórios semelhantes aos de pneumonia
Em vídeo publicado em sua rede social, o secretário de Saúde do Estado, Tyago Hoffmann, afirmou, na tarde deste domingo (26), que o Hospital Santa Rita, em Vitória, “é seguro” e "não há motivo para pânico”.
A informação foi reforçada após uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a direção do hospital, realizada hoje, que traçaram novas medidas de acompanhamento e investigação sobre o surto infeccioso - de causa ainda desconhecida - que contaminou quase 30 funcionários do hospital.
De acordo com o hospital, 26 funcionários da instituição — entre médicos, enfermeiros e técnicos — apresentaram sintomas respiratórios semelhantes aos de pneumonia. Desses, 19 precisaram de internação, sendo 14 no próprio Hospital Santa Rita e cinco em outras unidades de saúde.
Além dos profissionais, dez casos semelhantes foram identificados entre pacientes e acompanhantes, que também estão recebendo tratamento hospitalar, segundo a Sesa. Amostras de sangue, urina e secreções, além de coletas ambientais de ar-condicionado, bebedouros e superfícies, estão sendo analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-ES) para identificar a origem da infecção.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, afirmou que equipes da Sesa permanecem atuando dentro do hospital desde o início da semana passada. “Permanecemos aqui desde segunda-feira, dia 19, e vamos continuar avaliando todas as condutas, todas as medidas que devem ser tomadas dentro do hospital e também avaliando todo o quadro clínico de possível contato com vínculo epidemiológico com outros locais espalhados pelo estado”, explicou Orlei.
Hoffmann reforçou que todas as medidas sanitárias já foram tomadas e que não há motivo para pânico. “O hospital permanece seguro. Aproveitamos esse momento também para falar com você que é paciente, principalmente paciente oncológico, e faz seu tratamento aqui no Hospital Santa Rita: por favor, não deixe de vir ao hospital e dar continuidade ao seu tratamento. O hospital é seguro, nós não temos, nesse momento, nenhum motivo para pânico. Trataremos com muita transparência as informações para toda a sociedade e é fundamental que esses pacientes permaneçam com seus tratamentos, evitando que suas doenças se agravem”.
Em comunicado, a Sesa divulgou que fará amanhã, com o Hospital Santa Rita (HSR), uma coletiva, às 08 horas, para prestar informações sobre o processo de investigação de infecções no hospital.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários