Tarifa de gás canalizado terá redução no Espírito Santo a partir de novembro
A ARSP homologou a diminuição no valor médio cobrado dos consumidores não termoelétricos, em razão da queda no custo do gás e do transporte

As tarifas de gás canalizado no Espírito Santo terão redução a partir do dia 1º de novembro. A homologação dessa decisão foi feita na terça-feira (21) pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), por meio da Decisão ARSP/DG nº 005.
A redução será de 4% na tarifa média, que passará a ser de R$ 2,4586 por metro cúbico (m³) de gás para os segmentos não termoelétricos. Esse valor, no entanto, não inclui tributos federais e estaduais, que serão aplicados pela ES Gás, concessionária responsável pelos serviços de distribuição.
Segundo a diretora de Gás Canalizado e Energia da ARSP, Débora Niero, a redução foi possível devido ao menor custo de aquisição da molécula de gás e ao serviço de transporte.
Atualmente, a tarifa é composta por cinco itens: o preço da molécula de gás, o valor do transporte do insumo até os pontos de recebimento da ES Gás, a parcela de recuperação, os tributos estaduais e federais (respectivamente, ICMS e PIS/Cofins) e a margem de distribuição.
A tabela de tarifas por segmento e classe, sem tributos, válida a partir de 1º de novembro de 2025, pode ser consultada no site: https://arsp.es.gov.br/gas/tarifas/ESGas/tarifavigente.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários