Renan Filho: edital de duplicação da BR-262 deve ser lançado em janeiro de 2026
Duplicação será dividida em três lotes para reduzir riscos e agilizar obras. Rodovia receberá ainda R$ 2,3 bilhões de recursos do acordo de Mariana

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o edital de duplicação da BR-262 será lançado em janeiro de 2026. A declaração foi feita nesta terça-feira (21), durante a cerimônia de lançamento de novos trechos de duplicação da BR-101, na Serra.
Segundo o ministro, os três lotes previstos para a duplicação da BR-262 serão publicados simultaneamente, abrangendo o trecho que vai da Região Metropolitana de Vitória, passando pelo distrito de Vitor Hugo, em Marechal Floriano, até a entrada de Conceição.
Renan Filho destacou que a divisão do projeto em três lotes tem o objetivo de reduzir riscos e garantir a conclusão das obras.
“Ao dividir, garantimos a execução de três empresas, que podem ser diferentes, e facilitamos a execução da própria obra, porque é uma obra muito grande, um trecho complexo. A BR-262 vai receber R$ 2,3 bilhões dos recursos do acordo de Mariana”, afirmou o ministro.
Três lotes e novo modelo de execução
A decisão sobre o formato da concessão foi tomada em conjunto com o Governo do Espírito Santo. De acordo com Renan Filho, o edital deverá ser publicado dentro de três meses.
O ministro também ressaltou que, até recentemente, não havia um projeto de engenharia pronto para o trecho da BR-262 — um dos fatores que dificultaram tentativas anteriores de concessão.
“Não havia projeto. Por isso, vamos publicar agora esse edital. A tentativa de concessão do governo passado não tinha projeto de engenharia, e esse foi um dos pontos que trazia muito risco, especialmente por ser uma rodovia complexa do ponto de vista técnico”, explicou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários