Aeroporto de Vitória recebe prêmio internacional por projeto de proteção às aves
Programa “Céus Seguros” monitora e realoca aves para reduzir o risco de colisões com aeronaves. Iniciativa já realocou mais de 90% das aves

O Aeroporto de Vitória ganhou destaque internacional com um projeto que visa a proteção das aves no terminal aeroviário. O prêmio foi concedido pela Airports Council International – Latin America & Caribbean (ACI-LAC), durante o Green Airport Recognition 2025, realizado em Trinidad e Tobago.
O Projeto Céus Seguros – Proteção às Aves, tem como foco o monitoramento a captura e a realocação do Quero-Quero, uma das aves mais comuns em áreas aeroportuárias brasileiras e que pode representar risco de colisões com aeronaves.
Com base em inspeções diárias e mapeamento georreferenciado, o programa identifica áreas com maior presença da espécie e aplica métodos especializados de manejo, como esteiras de armadilha e falcoaria, sempre com autorização dos órgãos ambientais.
As aves passam por avaliação veterinária, são anilhadas com identificação oficial do CEMAVE/ICMBio e realocadas em áreas seguras fora da zona operacional do aeroporto.
Em entrevista ao Tribuna Notícias 1ª edição, da TV Tribuna/Band, o gerente de excelência operacional do Aeroporto de Vitória, Fernando Castro, explicou como o projeto trata de uma forma inovadora como reduzir o risco da existência de fauna no Aeroporto de Vitória.
"O Céus Abertos consiste em termos uma equipe capacitada de veterinários, biólogos e falcoeiros licenciados. Junto com os órgãos ambientais, nós fazemos o manejo dessa fauna, catalogamos e direcionamos para áreas mais seguras", afirmou.
Desde a implementação do projeto, 78 aves foram capturadas, anilhadas e realocadas com mais de 90% de sucesso na prevenção de retorno às áreas de risco. Além disso, representou uma redução de 42% na presença de Quero-Quero.
Segundo Castro, esse número ajudou a reduzir pela metade as aves com o risco de acidentes, e direciona-as para áreas propícias. "Esse projeto é um conjunto de segurança operacional e respeito a biodiversidade em Vitória", cocluiu.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários