Especialistas alertam para sinais da doença que afeta ícone da MPB
A demência por corpos de Lewy é uma das mais comuns e com a qual Milton Nascimento foi diagnosticado

O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma das formas mais comuns da doença. A revelação foi feita recentemente pelo filho e empresário do artista, Augusto Nascimento.
“Desde então, entramos em uma montanha-russa. Tudo mudou de forma extremamente rápida”, relatou.
Esse tipo de demência costuma se manifestar aos poucos, e o diagnóstico precoce é fundamental, explica a neurologista da Rede Meridional, Mariana Grenfell.
“É uma doença com manifestação insidiosa, ou seja, vai surgindo aos poucos. O diagnóstico no estágio inicial é muito importante, pois permite iniciar o tratamento antes que os sintomas avancem, além de orientar a família a lidar melhor com as mudanças que virão”.
Avanços da medicina permitem diagnóstico mais claro desse tipo de demência, além de medicação e tratamento específico.
“Hoje, conseguimos diferenciar melhor os tipos de demência com auxílio de exames de imagem avançados, biomarcadores e critérios específicos. No tratamento, ainda não temos a cura, mas dispomos de medicamentos que melhoram sintomas cognitivos e motores, além de fisioterapia e reabilitação cognitiva”, disse a médica.
O tratamento para a demência por corpos de Lewy deve ser individualizado e direcionado aos principais sintomas identificados, destaca a geriatra da Medsênior, Fernanda Sperandio.
“As propostas de tratamento poderão ser especificamente direcionadas ao controle dos sintomas cognitivos, motores, psiquiátricos e outros como incontinência fecal e queda de pressão arterial”.
A geriatra também destaca que o acompanhamento multidisciplinar é ideal no tratamento.
“Alimentação adequada, fisioterapia e fonoaudiologia, além de cuidados em relação ao ambiente onde o paciente vive, são essenciais para evitar acidentes e dar a ele mais segurança e estabilidade”.
Apesar desse tipo de doença ainda não ter cura, a comunidade médica já preconiza práticas que podem prevenir a DCL.
“Hoje, sabemos que manter uma vida saudável com atividade física, alimentação adequada e relações sociais ativas pode ajudar na prevenção das demências como um todo”, pontuou a geriatra.
A médica diz também que “não se trata de uma doença rara”, e que, entre as demências, “é considerada a terceira mais comum”.
Cantor não recebe visitas e tem dificuldade para comer
Atualmente, em sua casa no Rio de Janeiro, Milton Nascimento quase não recebe visitas, tem dificuldades para se alimentar e, segundo o filho, Augusto Nascimento, tem “conversas silenciosas”.
Com auxílio profissional de enfermeiros 24 horas por dia, o cantor não consegue estabelecer diálogos e tem o olhar perdido.
Uma das visitas que recebeu ultimamente foi de Márcio Borges, um dos integrantes do Clube da Esquina junto com Milton. É uma das raras pessoas que tem comparecido, já que, segundo reportagem da revista Piauí, muitos se afastaram porque já não é mais possível tirar fotos com o artista.
A dificuldade com a alimentação leva Milton a não conseguir ingerir líquidos – o que causou uma internação por desidratação, em junho.
Augusto fez uma publicação nas redes sociais sobre o diagnóstico do pai, e disse ser o único momento em que vai falar sobre o assunto.
Em trecho emocionante, disse: “Tem sido uma batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos”.
Augusto também relatou as dificuldades do dia a dia:
“Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar. As inúmeras ligações, a cada vez que eu viajo para trabalhar, já não existem mais, nem mesmo a curiosidade por boas fofocas ou a espera por cada vez que retorno para casa, em que ele me aguardava com uma camiseta com a nossa foto, ou a curiosidade travessa de me perguntar se eu tinha batido em todo mundo nas voltas dos treinos de jiu-jítsu”.
Milton Nascimento se aposentou dos palcos após a conclusão da turnê de despedida A Última Sessão de Música, com show no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 13 de novembro de 2022.
Apesar disso, o artista seguiu trabalhando na música, com direito a lançar um álbum com a americana Esperanza Spalding, em 2024.
Fique por dentro
Sintomas iniciais são evidentes
Síndrome degenerativa
A demência por corpos de Lewy (DCL) é uma síndrome neuropsiquiátrica degenerativa, caracterizada por sintomas cognitivos, motores, psiquiátricos e relativos ao sistema nervoso. O distúrbio é caracterizado por depósitos anormais de proteínas no cérebro, os chamados corpos de Lewy, que afetam o pensamento, o movimento, o humor e o comportamento.
Sintomas
A doença acarreta uma série de sintomas como:
Psiquiátricos: Alucinações, depressão, apatia, ansiedade e alterações de comportamento.
Neurológicos: Parkinson, rigidez e transtornos do sono.
Clínicos: Incontinência urinária, constipação intestinal, queda de pressão arterial, desmaios e quedas.
Estágio Inicial
Flutuações cognitivas, dias em que a pessoa parece estar bem, intercalados com outros de muita confusão mental, caracterizam o estágio inicial da doença. Outro sintoma característico são alucinações visuais, quando o paciente vê pessoas ou objetos que não estão presentes.
Tratamento
Ainda não há cura para a doença, mas o tratamento melhora a qualidade de vida do paciente e reduz os sintomas. Medicamentos prescritos por médico especializado, aliados a fisioterapia, fonoaudiologia, apoio da família e cuidados com o ambiente onde vive o paciente, para evitar acidentes, proporcionam mais segurança, estabilidade e qualidade de vida.

Prevenção
A comunidade médica preconiza os seguintes hábitos saudáveis como forma de reduzir o risco de todos os tipos de demência:
Manter o cérebro ativo: Aprender coisas novas, ler, socializar e desafiar-se intelectualmente.
Controle de fatores de risco: pressão, diabetes e colesterol devem ser controlados, e o tabagismo, evitado.
Atividade física regular: Deve ser realizada de forma adaptada às necessidades do paciente.
Sono de qualidade: Noites mal-dormidas cronicamente prejudicam a saúde cerebral.
Alimentação equilibrada: Vegetais, frutas, azeite e peixes devem estar presentes na dieta do paciente.
Fonte: Médicos entrevistados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários