“Chip da beleza” pode deixar a voz mais grossa, como aconteceu com Virgínia?
Polêmica surgiu após a influenciadora Virgínia Fonseca admitir o uso dos hormônios e relatar que estava sofrendo com o efeito colateral

A influenciadora Virginia Fonseca, 26, tem dado o que falar nas redes sociais devido às mudanças em seu corpo e internautas, inclusive, mencionaram que a voz da jovem engrossou.
Em entrevista ao jornalista Léo Dias, ela disse que esse é um efeito colateral por uso de um “chip da beleza” com hormônios testosterona e gestrinona. Seria possível? Especialistas explicam.
Segundo especialistas, o “chip da beleza”, na verdade, é um implante hormonal subcutâneo que foi criado originalmente para fins médicos.
“A forma como ele é divulgado em clínicas de estética, como 'chip da beleza', é controversa, pois o foco estético não é a sua indicação médica original”, disse a ginecologista Anna Carolina Bimbato.
A gestrinona, por exemplo, é um hormônio sintético presente em implantes hormonais que foi originalmente desenvolvido para o tratamento de doenças de predominância estrogênica. E seu uso pode causar efeitos adversos.
“Todo tratamento hormonal pode apresentar efeitos colaterais. No caso da gestrinona, por possuir atividade androgênica, os principais efeitos observados são acne e aumento da oleosidade da pele, queda capilar, alteração na voz, nos pelos e alteração do perfil lipídico (colesterol)”, afirmou a ginecologista e especialista em endoscopia ginecológica, Gabriele Lomonte.
“Alteração na voz é sim um dos efeitos colaterais observados, mas é importante ressaltar que não é comum quando usada na dose terapêutica”, completou.
Além da gestrinona, outros hormônios são usados em implantes hormonais manipulados, como testosterona e estradiol.
A endocrinologista Sabrina França, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-ES), disse que os efeitos independem da via de administração.
“Quando se usa um hormônio que é masculino, ou seja, testosterona e derivados da testosterona na mulher, dependendo da quantidade, da dose e do tempo de uso, pode provocar efeitos colaterais independente da via de administração. Então, às vezes, mesmo um gel de testosterona pode causar efeitos colaterais”.
A cantora e ex-BBB Flayslane também fez o uso do implante e disse que ele “destruiu sua pele”, devido às espinhas que surgiram.
Fique por dentro
Chip da beleza
O que é?

“Chip da Beleza” é um termo popular usado para se referir a um implante hormonal subcutâneo manipulado, que originalmente tem finalidade médica, mas que se popularizou ao ser divulgado como algo benéfico por motivos estéticos.
O implante é um pequeno bastão colocado sob a pele, normalmente no braço ou glúteo.
Hormônios utilizados
O “chip” é composto normalmente por gestrinona, hormônio sintético que tem ação antiestrogênica e androgênica.
A gestrinona foi desenvolvida para o tratamento de doenças de predominância estrogênica, como endometriose, miomas e transtorno disfórico pré-menstrual.
Porém, em pacientes que seguiam uma dieta adequada e estilo de vida saudável, observou-se efeitos estéticos positivos como aumento de massa magra e redução de gordura.
Além de gestrinona, outros hormônios podem compor o produto, como testosterona e estradiol.
Proibido para uso estético
Em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução proibindo a manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais à base de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos, para fins estéticos, esportivos ou de ganho de massa muscular.
Estudos
A endocrinologista Sabrina França, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-ES), comentou que não existem estudos seguros com um número grande de pacientes, com randomização, que demonstre a segurança do uso dos hormônios na forma de implante tanto a curto quanto longo prazo.
Implanon
Observação: Implanon não tem relação com chip da beleza. Implanon é um implante hormonal contraceptivo de longa duração que libera etonogestrel para prevenir a gravidez. Tem indicação e segurança comprovadas pela Anvisa, e também é distribuído pelo SUS.
Tem efeitos colaterais?
Sim. Pode causar efeitos colaterais como: ganho de peso; acne e oleosidade na pele; queda de cabelo em algumas mulheres; alteração no perfil lipídico e risco cardiovascular em uso prolongado; entre outros.
Segundo Anna Bimbato, ginecologista, implantes com hormônios com ação androgênica podem causar virilização, incluindo engrossamento da voz, aumento de pelos, alterações na pele e até hipertrofia de clitóris. As alterações podem ser irreversíveis.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários