Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Marcelo e Josias da Vitória mais alinhados

Mercado político tem ficado atento aos movimentos dos dois líderes

Eduardo Maia | 03/10/2025, 12:53 h | Atualizado em 03/10/2025, 16:30

Imagem ilustrativa da imagem Marcelo e Josias da Vitória mais alinhados
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

Deputado federal Josias Da Vitória e presidente da Assembleia, Marcelo Santos, que lideram respectivamente o PP e o União Brasil no Espírito Santo, após a coluna publicar que estavam tomando direções opostas no rumo da federação União-Progressista, almoçaram juntos para que realinhassem os discursos e demonstrassem que a parceria entre ambos está de pé.

“O caminho que a federação vai seguir será definido coletivamente. Nossos partidos estão alinhados. Temos diálogo com todos e não há porta fechada”, esclareceu Marcelo.

Já Da Vitória destacou que a amizade deles é histórica. “A federação está construindo um projeto com diálogo amplo e democrático com várias lideranças”, ressaltou.

Mercado político tem ficado atento aos movimentos dos dois, já que qualquer tomada de decisão envolvendo a federação pode desencadear efeito dominó no tabuleiro capixaba.

Movimento combinado?

Internamente, segundo membros da federação, as ações tomadas pelos dois seriam combinadas. Lideranças avaliam que é preciso deixar ambos os partidos mais robustos, para que haja opções ao governo, Senado e principalmente à Câmara. Existe preocupação de “lá na frente”, por falta de movimentos, a federação acabar ficando restrita a poucos nomes.

Compromisso firmado

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), tem dito que, após se filiar ao PP, vai ajudar na montagem de chapa, e que garante que o PP vai eleger 4 deputados federais. Cabe lembrar que Arnaldinho quer legenda para disputar o governo, algo que Ciro Nogueira não se opôs. Resta saber se esse será o plano da federação no Espírito Santo.

Esporte é marca da gestão

Prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Pode) é apaixonado por diversos esportes. Desde que era deputado estadual, não deixa de lado o futebol e o futevôlei. Agora, leva essa marca a Linhares. Cidade promoveu o 1º Open de Futevôlei na Linha Verde, além da Tríplice Coroa de Surf em Regência.

Bate e volta

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep) esteve na quinta-feira (2) pela noite em Guaçuí, acompanhado do presidente estadual do Republicanos, Erick Musso.

Aliados do prefeito contaram que Pazolini tem adotado a estratégia de viajar aos finais de tarde para o interior, e retornar a Vitória ainda de madrugada, para, no dia seguinte, já estar na prefeitura.

Tem feito verdadeira maratona para caminhar pelos quatro cantos do ES.

Prefeito e deputado se aproximam de nova sigla

Segundo interlocutores do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), o presidente nacional da legenda, Antônio de Rueda, já deu sinal verde para que ele se filie ao União Brasil, e para que a chegada do deputado federal Messias Donato (Rep) também aconteça. Nos bastidores, Messias toparia se filiar ao União por Euclério, e o prefeito crê que o deputado, mesmo em uma chapa pesada do UP, conseguiria ser eleito. Peças do tabuleiro avançam.

Galeria 

Pé na estrada

Vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB) continua peregrinação. Maratona nas cidades de São Roque do Canaã, João Neiva, Mantenópolis, Aracruz, Guaçuí e Guarapari. “Agenda cada vez mais intensa”, disse um aliado.

Falando na cidade saúde...

Nesta sexta-feira (3), o governador Renato Casagrande (PSB) volta a visitar Guarapari, comandada por Rodrigo Borges (Rep). Participa da solenidade de início da distribuição de gás natural canalizado. Mais um sinal de que governo e Borges se aproximam cada vez mais, sendo que o prefeito já foi até chamado para ir para sigla da base.

Agendas em Brasília

Prefeito de São Mateus, Marcus da Cozevip (Pode) esteve em Brasília. Cobrou mudanças no contrato da BR-101, afirmando que a cidade foi prejudicada e que vai lutar por obras no trecho que corta o município. Também esteve no Ministério da Saúde para pedir prioridade nos repasses para essa área em São Mateus.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: