Belezas de Guarapari em livro de luxo com 200 fotos
“Nuances Guarapari”, do artista multimídia Marcelo Moryan, traz registros das belezas, personagens e cultura da Cidade Saúde

Desde que escolheu Guarapari para viver, há 30 anos, o artista multimídia Marcelo Moryan fez da cidade sua maior inspiração.
Agora, seus registros das belezas, personagens e da cultura local estão reunidos em um livro de luxo, lançado em setembro.
Com mais de 200 imagens, “Nuances Guarapari” nasceu da gratidão e do desejo de preservar a memória do lugar que acolheu o fotógrafo, escritor e publicitário.
“Cada clique é um ‘obrigado’ visual, um gesto de preservar instantes e transformá-los em memória permanente”, explica Marcelo.
A obra é fruto de um projeto idealizado há 10 anos e reúne alguns dos principais trabalhos da premiada carreira do artista. Aos 57 anos, o mineiro radicado em Guarapari soma mais de 90 prêmios nacionais e internacionais.
O processo de seleção das imagens foi criterioso. Para isso, ele contou com a parceria da esposa, Marcia Guanandy, com quem dividiu a curadoria.
Produzido em português e inglês, o livro reúne registros das mais de 50 praias da cidade e cenários das montanhas, além de retratar seu cotidiano, pessoas e culinária.
“Para dar conta da complexidade de Guarapari, criamos uma tríade curatorial: Cotidiano, História e Arte. A partir daí, fui tecendo uma rede de simbolismos fotográficos capaz de mostrar as várias faces da cidade e, ao mesmo tempo, apresentar uma amostra coesa de 10 anos de trabalho”, revela.
Além do livro, que teve mais de 3 mil exemplares impressos, o artista lançou uma exposição itinerante, que deve percorrer várias cidades do Espírito Santo, e também um site dedicado a reunir as imagens icônicas do município: nuancesguarapari.com.br.
“Em cada imagem, busquei a alma de Guarapari: a luz que dança nas praias, a imponência das montanhas, a serenidade das pedras, o verde acolhedor da mata”.
O trabalho vem recebendo elogios. “Hoje, 'Nuances Guarapari' já se tornou sinônimo de prospecção e redescoberta da cidade, e, para mim, transformou-se também em uma grande felicidade”, celebra o fotógrafo. O livro está à venda no site Mercado Livre e custa R$ 249.
“Cada imagem carrega tudo o que eu aprendi e vivi”
A Tribuna — Como a fotografia se consolidou como o principal caminho dentro da sua carreira?
Marcelo Moryan — A fotografia possui esse dom de tocar o outro sem que nenhuma palavra precise ser dita. Às vezes pode parecer que ela é meu 'principal caminho', mas, na verdade, é a síntese – o resultado vivo – de minhas múltiplas expressões.
Aprecio muito a frase de Sebastião Salgado 'Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda a sua cultura'. É exatamente assim que me sinto: cada imagem carrega tudo o que aprendi e vivi. Sou publicitário e designer, e sempre busquei dominar todos os processos de minha produção. A fotografia é a síntese de todas as minhas linguagens.
O que em Guarapari mais inspira seu olhar e motivou o livro?
Conheço o Brasil do Oiapoque ao Chuí, já morei até em extremos como Macapá. Guarapari eu conheço há 40 anos e moro aqui há 30. Há muitos lugares onde montanhas se encontram com o mar, é verdade; mas a energia de Guarapari é singular. Quem vive aqui sabe: a paisagem conversa com o que carregamos por dentro. Cada caminhada, cada silêncio, cada amanhecer se transforma em uma viagem interior. Guarapari transcende a geografia; é parte de minha própria história
Confira os registros



MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários