Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Colunista

Gilmar Ferreira

A aposta da vez...

Comentários sobre o futebol, os clubes e os craques do esporte mais popular do planeta

Gilmar Ferreira, Colunista A Tribuna | 26/09/2025, 13:08 h | Atualizado em 26/09/2025, 13:08

Imagem ilustrativa da imagem A aposta da vez...
Gilmar Ferreira. |  Foto: Divulgação

A rigor, Luis Zubeldía será o oitavo técnico do Fluminense nestes 74 meses da gestão Mário Bittencourt. Uma aposta que quebra a barreira de 28 anos sem técnico estrangeiro no comando do time e renova a esperança do dirigente tricolor. De título? Claro, afinal o clube é um dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil. Mas esperança também de um final de mandato confortável, sem o drama da luta contra a degola.

Mário Bittencourt não pode tentar a reeleição. Porém, aposta na vitória do vice-presidente geral Mattheus Montenegro, advogado como ele, peça fundamental na implementação da SAF tricolor. E encerrar o ano com conquista do título nacional é tão importante quanto terminar o Brasileiro sem o sufoco vivido em 2024, com a permanência na Série A saindo na ultima rodada. Se possível, classificado para a Libertadores.

E não pensem que é absurdo falar em luta contra o rebaixamento estando no oitavo lugar, com 31 pontos e dois jogos a menos do que pelo menos cinco outros clubes posicionados na parte de baixo da tabela. Mas, se levado em consideração que o Athletico/PR tinha 32 pontos na 22ª rodada de 2024, um a mais do que o Criciúma, à época o oitavo e o 12° colocados, a prudência faz todo sentido para os tricolores.

O Fluminense venceu apenas três dos onze jogos que disputou no Brasileiro após a campanha bem acima do esperado no Mundial de Clubes. E somou onze dos 33 pontos disputados - média de um por rodada.

Como ainda tem 16 a cumprir precisa melhorar para não fechar a temporada com 47 pontos. A média do time nos últimos cinco jogos, por exemplo, é de 0,33, o que assusta muita gente no clube.

Zubeldia não é propriamente um técnico consolidado no cenário. Aos 44 anos, ganhou fama ao conquistar a Liga Equatoriana e a Copa Sul-Americana com a LDU, em 2023. No ano seguinte veio trabalhar no São Paulo e saiu há pouco com média de 49,1% no aproveitamento dos pontos disputados no Brasileiro de 2024 (31) e 2025 (nove jogos).

Ou seja: se mantiver a média e conseguir 23 dos 48 pontos em disputa, a vaga na Sul-Americana estará garantida.

Em 2024, ao demitir Tite, o Flamengo apostou na promoção de Filipe Luís, então técnico do sub-20, que assumiu o time às vésperas da primeira partida das semifinais da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no dia 2 de outubro. Quem sabe?

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: