Viaturas terão câmeras com leitura de placas e reconhecimento facial
Segundo governador, equipamentos serão instalados voltados para frente. Tecnologia promete ajudar a recuperar carros roubados e identificar foragidos

Viaturas policiais do Estado contarão, em breve, com uma nova tecnologia para ajudar a recuperar carros com restrição de furto e roubo, e também para identificar foragidos da Justiça.
Segundo informou o governador do Estado, Renato Casagrande, no fim do mês passado, 300 câmeras já foram contratadas e estão sendo implantadas em viaturas policiais. Na ocasião, Casagrande não precisou data, mas afirmou que o início da operação seria “em breve”.
Segundo ele, as câmeras serão instaladas nos veículos, voltadas para frente, com tecnologias de leitura de placas e de reconhecimento facial. Os equipamentos fazem parte de uma série de investimentos que o governo do Estado tem feito para equipar as forças de segurança.
De acordo com Guilherme Pacífico, subsecretário de Estado de Comando e Inovação, estas 300 viaturas irão fazer a ronda da região metropolitana, realizando a capturas de placas em abordagens, varredura de estacionamentos indevidos, e fazendo a coleta das imagens digital das pessoas abordadas em situações suspeitas.
"O projeto prevê futuramente também a inclusão de reconhecimento facial junto às viaturas", afirmou o subsecretário.
Na última terça-feira (23), Casagrande anunciou a contratação de até 4,8 mil câmeras corporais que serão utilizadas pelas forças de segurança do Espírito Santo a partir deste ano. O contrato prevê o fornecimento por parte da empresa das bodycams, além de toda a estrutura para armazenamento e custódia das imagens.
Está prevista ainda a integração das câmeras com as demais tecnologias já disponíveis no parque tecnológico da Segurança Pública, como reconhecimento facial, geolocalização, leitura de placas, entre outros.
O contrato terá validade de 39 meses, prorrogáveis por até 10 anos, e prevê o fornecimento mínimo de 1.000 câmeras e máximo de 4.800, com investimento máximo de R$ 750,00 por equipamento. O objetivo é que as Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros, possam usufruir dos benefícios do uso da tecnologia.
Nesta quarta-feira (24), Casagrande e o vice-governador, Ricardo Ferraço, inauguraram dois novos Totens de Segurança, no município de Vitória. Os novos equipamentos começaram a ser instalados no início de setembro e integram a rede de recursos tecnológicos aplicados à Segurança Pública, já apresentando resultados. Atualmente, todas as 40 torres já estão em funcionamento em toda a Grande Vitória.
Os totens se comunicam diretamente com o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e, junto com as câmeras de reconhecimento facial e com o Cerco Inteligente do Estado, ampliam a presença e a capacidade de resposta das forças policiais.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, reforçou que o 190 ainda é a principal porta de entrada das ocorrências, mas as tecnologias têm chegado como um recurso a mais para combater a criminalidade.
“Temos agora as torres de segurança, viaturas com câmeras para reconhecimento e leitura de placas e as câmeras corporais. São muitas tecnologias que estamos agregando. Com o Núcleo, teremos operadores especializados em atender mais rápido a população e acionar o recurso mais próximo daquela emergência".
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários