Vitória é a cidade mais conectada e inteligente do País, diz pesquisa
Capital capixaba superou Florianópolis, Niterói, São Paulo e Curitiba em ranking divulgado pelo Cidade Connected Smart Cities 2025

A cidade de Vitória foi apontada como a cidade mais inteligentes e conectada do Brasil, segundo ranking divulgado pelo Cidade Connected Smart Cities 2025, divulgado na terça-feira (23), em São Paulo.
Com nota 61,27, a capital capixaba alcançou o topo do Ranking CSC, à frente de Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente. Em 2024, Vitória havia ficado na segunda posição, além de conquistar o 1º lugar na Região Sudeste e entre as cidades com menos de 500 mil habitantes.
Conforme a premiação, que reconhece ações inovadoras que colaborem para que os municípios possam alcançar o título de cidade inteligente, Vitória também foi a primeira colocada no Reconhecimento Banco do Brasil - Experiência do Cidadão, do Sudeste.
Dentre os focos que colocaram o município nesta posição de referência, são destacados o planejamento e a construção de políticas públicas que envolva cidadãos, tecnologia e impactos positivos.
Premiação
O evento, que contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, levou em consideração para a classificação final as categorias de educação; resíduos sólidos, esgotos e água; economia/finanças; habitação e planejamento urbano; saúde/agricultura local/urbana e segurança alimentar; população/condições sociais; inovação e empreendedorismo; energia; governança; meio ambiente e mudanças climáticas; mobilidade; segurança e telecomunicação.
No segmento da "telecomunicação", Vitória alcançou 100% de domicílios cobertos por 5G, além de registrar mais de 133 mil acessos à telefonia móvel e mais de 39 mil acessos à internet por 100 mil habitantes.
Já em "educação", Vitória tem 128% da população feminina e 125% da população em geral em idade escolar matriculadas em escolas.
Por fim, Vitória se destacou, no eixo "saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar", por ter 701 médicos por 100 mil habitantes, além de 80% das escolas com acesso à internet banda larga.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários