Peixe faz bem à saúde
Crônicas e dicas do doutor João Evangelista, que compartilha sua grande experiência na área médica
Tendo nascido bem pertinho da praia, aprendi a nadar e saborear peixes, ainda criança. Cresci dando braçadas no mar e refinando meu gosto pela moqueca da minha terra. Minha saúde é o meu capital principal e eu devo administrá-la, inteligentemente.
Adoção de dieta saudável é uma recomendação pra lá de recorrente para quem deseja manter seu organismo bem protegido. Nesse sentido, vale a pena aproveitar os vários benefícios em comer peixe.
O Espírito Santo possui excelentes restaurantes que servem frutos do mar. Um deles é o Cantinho do Curuca, localizado na praia de Meaípe. Quase todo final de semana, dirijo-me para lá, em busca do prazer de nutrir-me da sua deliciosa moqueca.
Sexta-feira passada, enquanto aguardava a chegada do prato principal, conversava com a filha e o genro do proprietário Jailton Nascimento, Flávia e Wanderley, perguntando qual seria o segredo dessa moqueca tão ímpar?
“Basta observar o envolvimento, a dedicação e o carinho dedicados pelas nossas cozinheiras enquanto trabalham”, responderam eles.
Uma das carnes mais valiosas do ponto de vista nutricional, o peixe proporciona ganhos à nossa saúde.
Peixes gordos, como o salmão e o atum, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que ajudam as células do corpo a funcionar corretamente. Eles são parte vital das membranas celulares, auxiliando a fornecer estrutura e a sustentar as interações entre as células. Embora sejam importantes para todas as organelas, os ômega-3 estão concentrados em altos níveis nas células dos olhos e cérebro.
Além disso, esses ácidos possuem benefícios potenciais para a saúde cardiovascular. Um dos principais desses é que eles ajudam a reduzir os níveis de gorduras no sangue, lembrando que o aumento do triglicerídeo eleva o risco de aterosclerose, produzindo risco de doenças cardíacas e derrames. Além disso, os ômega-3 contribuem para o aumento do colesterol bom e redução da pressão arterial.
Aliado a isso, os ácidos ômega-3 protegem contra certos tipos de câncer, principalmente tumores de mama.
Embora contenha menos ácido ômega-3, o badejo merece seu lugar de destaque. É acessível, versátil e repleto de nutrientes essenciais, contribuindo para a saúde do coração, cérebro e ossos.
Rico em proteína, a carne do badejo auxilia o crescimento e a reparação muscular, sendo, também, opção para quem busca uma refeição com poucas calorias e gordura.
Coroando seus benefícios, lembramos que esse nobre peixe contém vitaminas, cálcio e fósforo.
A presença da Vitamina B6 é imprescindível para o trabalho dos neurotransmissores, auxiliando a memória e o humor.
A existência da vitamina B12 é essencial para a produção de glóbulos vermelhos e fortalecimento do sistema imunológico, enquanto o cálcio e o fósforo fortalecem os ossos e as articulações.
Com sabor suave e textura em flocos, o badejo é uma prazerosa opção para quem busca uma refeição saudável e deliciosa.
Quem se alimenta de peixe por prazer, faz ginástica por lazer.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



