Manifestação reúne 8 mil em Vitória contra PEC da Blindagem e anistia
Ato ocorreu em frente à sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na Enseada do Suá

Cerca de 8 mil manifestantes realizaram um ato na tarde deste domingo (21), em frente à sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na Enseada do Suá, em Vitória, por volta das 15h, para se opor a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e contra o projeto de lei para anistia a pessoas condenadas pela tentativa de golpe de estado.
"Brasil contra a anistia", "Congresso Inimigo do Povo", "Brasil Soberano", e "Diga não a PEC da bandidagem" foram algumas das frases que puderam ser observadas em cartazes segurados pelos manifestantes.
Bianca Gomes, 21 anos, estudante e diretora de política pública da União Nacional dos Estudantes (UNE) contou que o movimento estudantil, junto com as centrais sindicais, convocou a população para o ato. “A gente entende que quem é a favor da PEC tem algo a esconder. É quem rouba o povo brasileiro, quem comete crimes e mais crimes e não quer ser preso por causa disso”, disse.
Ane Halama, Presidenta do PSOL/ES, conta que os movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos, parlamentares e a população esteve nas ruas para responder aos deputados do Espírito Santo sobre seus votos a favor da PEC da Blindagem e da anistia. O recado é muito claro. O Espírito Santo não vai aceitar anistia para bandido, tampouco blindagem para o crime organizado. O recado ao Senado Federal também foi dado e é o mínimo que aquela casa de leis derrube essa PEC e esse PL”, afirmou.
Além da participação de lideranças políticas e sindicais, artistas capixabas como Silva e Regional da Nair agitaram o local com apresentações musicais. Vitória foi mais umas das capitais do Brasil que foram palco de manifestações contra a PEC da Blindagem.
Entenda
Apelidada de "PEC da Bandidagem" na internet, a PEC da Blindagem limita a investigação de parlamentares ao exigir autorização prévia do Legislativo para que deputados e senadores possam ser processados.
Além da PEC, aprovada na última semana pela Câmara dos Deputados, as manifestações também vão contra à proposta de anistia aos condenados no 8 de Janeiro, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, utilizou as redes sociais para apoiar o ato deste domingo (21). "Hoje o Brasil se une contra privilégios e injustiça. Não à impunidade, não à blindagem!", escreveu no "X", o antigo Twitter.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários