Veja algumas novidades da tecnologia que estarão nos supermercados
Demonstração de produtos com realidade virtual e caixas para autoatendimento com câmeras são alguns dos destaques da feira

Jogos de realidade virtual e caixas de autoatendimento com câmeras estiveram entre as novidades apresentadas no primeiro dia da 37ª edição da Acaps Trade Show, maior feira de negócios do varejo capixaba. E fazem parte das tecnologias que mudam e vão modificar o setor.
O evento, que ocorre até amanhã no Pavilhão de Carapina, Serra, conta com 200 expositores de produtos, serviços e tecnologias. A Buaiz Alimentos, por exemplo, levou à exposição sua nova linha de embalagens e novos sabores de misturas para bolo.
“A gente também trouxe os produtos da linha industrial de 25 quilos, a farinha de trigo Regina Pastel e a Pré-Massa Pão Crocante, desenvolvidas especialmente para o segmento de foodservice e panificação”, diz Eduarda Buaiz, vice-presidente da Buaiz Alimentos.
A interação com o público também foi estratégia utilizada pelas empresas para chamar público para seus estandes. A Gulozitos, por exemplo, utilizou um jogo com óculos de realidade virtual para apresentar seus novos produtos.
“A gente desenvolveu o jogo que está conectado com a temática do estande, que é o 'pacote de sucesso'. O usuário passa por seis fases, que representam os diferenciais da nossa marca, e ele vai pegando os salgadinhos de forma lúcida”, explicou Thiago Lacerda, gerente de marketing da empresa. A expositora Lígia Jardins fez uma demonstração do jogo durante o evento.
E os produtos expostos na Acaps não se limitam a alimentos, mas também soluções para empresas do ramo. É o caso do caixa de autoatendimento apresentado pela Exodus Tecnologia em parceria com a Cirmaq.
“A ideia desse self-checkout é de o cliente realizar o atendimento sozinho. A câmera está posicionada para dar uma maior segurança ao dono do estabelecimento. Além disso, haverá duas balanças: uma principal, e outra onde todos os produtos devem ser colocados para que haja a conferência, garantindo assim que não haja qualquer perda”, explica o expositor Allan Ribeiro.
Outra empresa que esteve com estande na feira foi a ES Gás, que atende mais de mil estabelecimentos comerciais e 60 mil indústrias.
Conforme detalhou o presidente da empresa, Fábio Bertollo, a ES Gás mostrou produtos que são hoje alimentados pelo gás natural e produzidos com a ajuda da ES Gás.
“Também apresentamos um barzinho onde oferecemos doce e café, produzidos com gás natural”.
Algumas novidades
Novas embalagens
A Buaiz Alimentos apresentou as novas embalagens de Misturas Regina. Com um visual mais moderno e funcional, as embalagens em formato slim oferecem mais praticidade tanto no manuseio quanto na exposição nos pontos de venda.
A renovação das embalagens também se preocupou com a inclusão, trazendo o recurso “QR Code Lupinha”.
Por meio desse código, consumidores podem acessar informações detalhadas sobre o produto como dados nutricionais, modo de preparo e orientações para o descarte consciente da embalagem.
O diferencial é que o conteúdo está adaptado em áudio para pessoas com deficiência visual, que utilizam aplicativos de leitores de tela, tornando a experiência de consumo mais acessível e inclusiva.
Smurfs
No estande do Grupo Lamoia, os visitantes puderam conhecer a linha Smurfs. Entre as novidades estão o picolé sabor blueberry com recheio de marshmallow, zero lactose, cuja embalagem acompanha tatuagens temporárias, e o divertido sorvete em formato tube “Smurfs Up”.
Fiore
O Fiore Nata foi apresentado pela empresa por meio de uma parceria com o biscoito artesanal Claids, de Santa Teresa, disponível para degustação na Acaps Trade Show.
O produto da Fiore deve chegar em novembro aos mercados.
Inspirado em chiclete
A novidade do mercado de higiene e beleza é a marca Fusion-Loo. A linha apresenta em primeira mão cosméticos com embalagens coloridas e fragrâncias nostálgicas.
Com estética retrô, o objetivo é resgatar “sensações” no público, como o cheiro, o sabor e até o visual dos chicletes recheados que fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990.
Seis mil vagas e o desafio de preenchê-las

Lideranças do setor do varejo e da indústria destacaram, durante a solenidade de abertura da Acaps Trade Show, a necessidade de debater temas como a escassez de mão de obra, a escala de trabalho seis por um e a redução do “Custo Brasil”.
O presidente da Acaps, João Falqueto, citou que a escassez de mão de obra no Estado tem feito com que o setor tenha dificuldade de preencher vagas. “São seis mil vagas abertas para atuar no segmento. Isso impacta nos custos operacionais e na sustentabilidade do negócio”, afirmou.
Mesmo com essa dificuldade, o vice-presidente da Fecomércio e da Acaps, Luiz Coutinho, destacou que o setor segue entre os que mais empregam no Estado.
“Só neste ano foram mais de 7.300, principalmente jovens entre 18 e 24 anos”.
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, destacou que o País deve ir além do tema do comércio internacional e se concentrar em melhorar sua competitividade interna.
“Precisamos reduzir nosso ‘Custo Brasil’, que nos tira competitividade e traz insegurança jurídica. Não adianta falarmos sobre a questão do ‘tarifaço’ se não buscarmos melhorar nossa infraestrutura e qualificar nossa população”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários