Dúvidas sobre o intestino irritável
Crônicas e dicas do doutor João Evangelista, que compartilha sua grande experiência na área médica
Meu quarto de estudos é um dos locais preferidos da casa. Perfilados na minha estante, repousam livros médicos antigos, novos e recentes. Esse acervo literário guarda testemunho da contínua evolução médica.
Entre as miríades de doenças gastroenterológicas que vêm sofrendo contínuas reavaliações, lembro de uma que faz parte do meu cotidiano, a Síndrome do Intestino Irritável.
Antes denominada Colite Nervosa, Colite Espástica, Colite Mucosa e Enteropatia Crônica Inespecífica, a Síndrome do Cólon Irritável é um distúrbio crônico do intestino, que causa dor abdominal, inchaço, constipação e diarreia.
A característica principal dessa enfermidade é sua imprevisibilidade. Os sintomas podem surgir, desaparecer e retornar, intermitentemente. Além disso, a gravidade sintomática também pode variar significativamente.
Alguns indivíduos costumam passar por longos períodos de remissão, nos quais os sintomas diminuem ou desaparecem, por completo. No entanto, fatores desencadeantes, como estresse, dieta inadequada ou outros gatilhos, podem provocar a reativação dos sintomas.
Embora a Síndrome do Intestino irritável seja uma condição crônica, é importante notar que ela não causa danos ao intestino e não está associada a um risco aumentado de doenças graves.
As causas dessa doença funcional são multifatoriais e envolvem uma interação complexa de fatores físicos, psicológicos e ambientais.
A Hipersensibilidade intestinal é um importante componente, em que o intestino reage exageradamente a estímulos que normalmente não seriam desconfortáveis para a maioria das pessoas.
Alterações na microbiota intestinal também desempenham um papel, influenciando o funcionamento gastrointestinal.
Além disso, fatores psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão, podem agravar o quadro clínico da Síndrome do Intestino Irritável. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, mas alguns são mais comuns.
A dor abdominal é a manifestação predominante, geralmente aliviada após a evacuação.
O inchaço é outro sintoma comum, e muitos indivíduos com a Síndrome do Intestino Irritável dizem sentir uma sensação de distensão abdominal desconfortável.
As alterações nos hábitos intestinais também são marcantes, com alguns pacientes sofrendo de diarreia, enquanto outros enfrentam constipação.
Além disso, muitas pessoas com Síndrome do Intestino Irritável relatam presença de gases e sensação de urgência, para evacuar.
Embora esses sintomas sejam frequentemente associados, é fundamental lembrar que o quadro clínico é altamente individualizado, e os pacientes podem sentir diferentes combinações e gravidades.
Como não existem marcadores específicos para detectar patologias funcionais, o diagnóstico é baseado nos sintomas relatados pelo paciente e na exclusão de outras doenças. Muito já se sabe, mas muito ainda resta saber, sobre a Síndrome do intestino Irritável.
“Mistério é a parte do conhecimento ainda não conhecido”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



