Confira algumas regras de etiqueta para conversas por WhatsApp
Para especialistas, é importante saber enviar textos e áudios assertivos, claros e objetivos por meio do aplicativo de mensagens
Aplicativo popular no Brasil, o WhatsApp facilita a comunicação em diferentes contextos, seja para a vida pessoal e até mesmo profissional.
Para especialistas, é importante saber enviar textos e áudios assertivos por meio dessa rede social, e, ao jornal A Tribuna, elas deram algumas dicas.
“O WhatsApp é um ponto de contato que projeta sua imagem pessoal, seja para clientes, colegas ou gestores. Cada mensagem escrita ou ignorada fala sobre você e pode abrir ou fechar portas”, disse Michelle Sanches, especialista em Marcas Pessoais e Posicionamento, em um cenário de utilização do app para o trabalho.
Qual formato de áudio é o mais adequado nessa situação? Para Michelle, o mais importante é entender o objetivo, o contexto e a necessidade da pessoa com quem você se comunica.
“O texto garante clareza e registro, ideal para informações que precisam ser consultadas depois. O áudio traz proximidade e emoção, mas deve ser curto e objetivo — e é sempre de bom tom perguntar antes se a pessoa pode ouvir”, explicou.
“A ligação é um recurso de urgência, use quando for preciso resolver algo imediato; nesse caso, também pergunte se é um bom momento para falar”.
Quando for enviar uma mensagem escrita, é importante ser claro e objetivo, comentou a consultora de imagem e estilo Raquel Bermond.
“Hoje não temos como perder tempo. Mas sem perder, lógico, a delicadeza e a educação. ‘Oi’, ‘tudo bom?’, ‘bom dia’, ‘boa tarde’ e vá direto ao ponto. É importante usar uma linguagem respeitosa e natural”, disse.
Revisar a ortografia antes de enviar o texto também é recomendado, assim como ter cuidado ao escrever em caixa alta, porque isso pode transmitir uma ideia de que a pessoa está gritando, e evitar excesso de abreviações e de emojis (estes deixam o texto muito infantilizado).
Ao enviar áudios, Raquel sugeriu ser breve, com mensagens de um minuto de preferência, e planejar o que vai dizer antes de gravar.
No caso do uso do app no contexto pessoal, Michelle destacou que o bom senso também é regra. Não se deve usar a proximidade como desculpa para enviar mensagens impensadas, invasivas ou sem bom senso.
Linguagem

Por conta de mudanças estruturais em seu negócio, a comerciante Suelen da Silva Araújo Calenzani, 37, precisou unir contatos pessoais e profissionais em um só celular.
“No começo foi um desafio, as mensagens pessoais e profissionais se misturavam muito. Hoje consigo equilibrar criando pequenas regras para mim mesma, como horários específicos para responder questões de trabalho, além de organizar as conversas em grupos e etiquetas”.
Ela diz ser importante ajustar a linguagem de acordo com quem está do outro lado
Duas contas, dois perfis

O empresário Luis Lacerda da Silveira Filho, 51, possui um celular pessoal e outro para uso profissional. Para cada, adota uma maneira diferente de se comunicar. “Sou mais informal com familiares e com meus amigos pessoais. No profissional, converso de forma mais formal, trazendo sempre uma maneira de demonstrar o respeito mútuo e transmitir objetividade e seriedade no serviço”.
FIQUE POR DENTRO
Dicas para mensagens em contexto profissional
Mensagens de texto
> Prefira clareza e objetividade, dividindo o texto em parágrafos curtos. Inclua saudações educadas quando necessário e pense sempre no objetivo da mensagem, para que ela seja direta e eficaz.
> Revise todo o texto antes de fazer o envio para evitar erros com a ortografia.
> Cuidado ao escrever em caixa alta, porque isso pode transmitir uma ideia de estar gritando.
> Evite excesso de abreviações, pois pode transmitir descuido e evite o excesso de emojis, pois deixam o texto infantilizado.
> Atenção: o horário comercial, entre 8h e 19h, é o mais adequado para mensagens profissionais. Fora desse período, só é recomendado em casos urgentes ou com pessoas de intimidade comprovada.
Áudio
> Seja breve e envie áudios de um minuto, de preferência.
> Planeje o que vai dizer antes de iniciar a gravação. De preferência, grave, mande para você mesmo e ouça.
> Fale com muita clareza, tom cordial e não se esqueça de se despedir da pessoa. Isso traz humanidade para o áudio.
Ligação
> Pergunte se pode ligar. Chamar sem aviso pode soar invasivo.
> Seja direto e cordial, organize previamente o que precisa tratar e evite prolongar desnecessariamente.
> Não ligue de forma insistente ou sem objetivo claro.
Dicas para mensagens em contexto pessoal
> Segundo Michelle Sanches, especialista em Marcas Pessoais e Posicionamento, no contexto pessoal, o bom senso também é regra.
> Em grupos de amigos, família, religião ou estudo, é essencial respeitar o objetivo daquele espaço: se o grupo é de um tema, não envie conteúdos fora dele, correntes, spam ou links sem checar.
> A intimidade não pode justificar descuido ou desrespeito. Muitas vezes, por achar que está em uma “zona segura”, acaba sendo invasivo.
> Toda mensagem deve ter propósito: o que quero comunicar, de que forma e com qual impacto? Assim, você garante clareza, respeito e assertividade.
> Michelle comentou sobre o que não fazer: usar a proximidade como desculpa para enviar mensagens impensadas, invasivas ou sem bom senso.
Fonte: Michelle Sanches e a consultora de imagem e estilo Raquel Bermond.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários