"Invocação do Mal": conclusão de franquia de horror com eficiência
O quarto capítulo da saga traz um confronto familiar com o mal, encerrando a jornada dos Warren com tensão e emoção

A série de longas “Invocação do Mal” é provavelmente a mais interessante do cinema de horror contemporâneo. Nela, vemos casos de possessão demoníaca investigados pelo casal de pesquisadores formado por Lorraine Warren e Ed Warren, aliás, Vera Farmiga e Patrick Wilson.
“Invocação do Mal 4: O Último Ritual” é o quarto e último longa. É também o segundo não dirigido por James Wan, idealizador da série que retorna aqui como produtor. A incumbência foi confiada novamente a Michael Chaves, que dirigiu o 3º longa.
Nesta quarta investida contra espíritos malignos de todas as espécies, Lorraine e Ed precisam resistir à decadência física e mental causada por anos de embates contra o mal.
Estamos em 1986 e os investigadores decidiram não mais se envolver nos casos. Ficam só nas palestras que agora atraem apenas uma dúzia de gatos pingados.
Só que desta vez é diferente. Bem, é sempre diferente, como eles mesmos dizem por toda a série. Mas tem de fato um ingrediente mais cruel que o habitual. Eles simplesmente não podem recusar o caso, uma vez que a filha deles está envolvida de corpo e alma.
A ideia é interessante, e costurada com alguma competência. Tem ligação com o primeiro caso do casal Warren, quando Lorraine, grávida, é enfeitiçada por um espelho demoníaco, tendo antecipado o parto de sua filha. Judy nasce morta, mas por algum milagre, renasce. Só que os espíritos malignos que possuíam o espelho vão querer cobrar essa dívida.
Nisso lembra um pouco a série “Premonição”, em que o caminho letal traçado pela morte precisa ser concluído de alguma forma. Lembra também, no que é parecido com os outros da série, um filme de terror do século passado, quando os eventos demoravam mais para acontecer.
Essa talvez seja a maior qualidade deste quarto longa, acentuar um aspecto familiar já presente desde o primeiro. Há uma outra, que é de toda a série: a necessidade de explicações científicas para o que não pode ser explicado pela ciência.
Se for mesmo o último longa, a série “Invocação do Mal” terá fechado o ciclo de maneira coerente.
Assista ao trailer de Invocação do Mal 4
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários