Prefeitura de Guarapari estuda cobrança de tarifa para ônibus de excursão
Objetivo é organizar o fluxo de visitantes e subsidiar o transporte público em Guarapari. Valor e modelo estão em fase de estudo

Guarapari deu um passo inédito no setor do turismo. A prefeitura do município lançou, na última terça-feira (9), o primeiro Plano Municipal de Turismo, que estabelece diretrizes até 2035 com foco em um desenvolvimento mais sustentável e de maior valor agregado.
Entre as medidas previstas está a cobrança de uma tarifa específica para ônibus de excursão, proposta que busca organizar o fluxo de visitantes e subsidiar o transporte público municipal.
O secretário de Turismo, Fernando Otávio Campos, explicou que o modelo da cobrança ainda está em estudo, conduzido diretamente pelo prefeito e debatido com os setores envolvidos.
“Ninguém será prejudicado e toda a sociedade, principalmente os cidadãos de Guarapari, serão beneficiados. A expectativa é termos a organização na recepção deste tipo de turismo já para este ano, mas a forma e o valor serão definidos com diálogo e ampla divulgação, sempre preservando contratos e respeitando os visitantes”, destacou.
Segundo ele, o principal impacto do plano é dar mais clareza e eficiência à aplicação de recursos.
“O que muda é permitir direcionar investimentos com métricas e mecanismos para medir a efetiva aplicação e seu retorno. Isso torna o investimento mais assertivo, trazendo resultados mais expressivos”, explicou.
O documento, elaborado em parceria com o Sebrae por meio do Programa Fortalece Turismo, propõe ainda novos roteiros turísticos, estímulo a eventos culturais e esportivos, modernização da rede hoteleira e a criação de um Observatório do Turismo, que servirá como ferramenta de monitoramento e avaliação do setor.
Para o secretário, a força do plano está no caráter participativo. “O principal ponto é ser uma construção coletiva e o compromisso do prefeito na execução. Planos sem execução não trazem resultados”, ressaltou.
“Aqui, o destaque é o reforço da governança, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a promoção de Guarapari para transformar seu potencial em uma verdadeira potência”, afirmou.
Além do lançamento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e o Sebrae para a análise do Plano Diretor Municipal, reforçando a integração do turismo ao planejamento urbano.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários