CNH Social: 65 mil já estão na disputa para tirar carteira de graça
Até o momento, são 18 candidatos concorrendo a cada uma das vagas oferecidas. Inscrições vão até o próximo dia 21

As 3.500 vagas da 2ª fase do Programa CNH Social 2025 estão sendo disputadas por 65.375 pessoas, uma média de 18,7 candidatos por vaga. No entanto, as inscrições, que tiveram início no dia 2, vão até domingo (21). Ou seja, a tendência é que a disputa fique ainda mais acirrada.
As vagas são para primeira habilitação na categoria B, adição de categoria A ou B e mudança de categoria D ou E. O número de inscritos foi registrado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) na tarde da última terça-feira (9).

Em Vila Velha, a Autoescola Marcela, localizada em Itapuã, é uma das credenciadas para dar prosseguimento à formação dos beneficiados.
De acordo com a proprietária do local, Marcela Salgado, após ser selecionado, o aluno é direcionado para as unidades de ensino. Ela conta que recebe cerca de 12 alunos contemplados por semestre.
“Não tem diferença nenhuma entre o aluno contemplado no programa e o aluno que paga do próprio bolso. A gente agenda biometria, clínica, curso teórico, aulas práticas, prova teórica e prova prática. A única ressalva é que o aluno contemplado não vai pagar nada”.
Para muitos beneficiados, o programa representa a chance de ingressar no mercado de trabalho ou melhorar de posição. “Escuto bastante: ‘vou ser motoboy’, ‘vai me ajudar no meu trabalho’, ‘vai abrir portas de emprego’. Muitas vezes eles estão desempregados e veem a oportunidade de tirar a carteira para conseguir emprego”.
Entre as novidades para esta fase está a destinação de 10% das vagas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino e que comprovem bom desempenho escolar, além de atender aos requisitos previstos no edital.
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, acrescenta que outra novidade é a criação de novos cursos, que estarão à disposição dos alunos após a conquista da carteira de habilitação.
“Estamos trazendo novos cursos para formar instrutores de trânsito. Esse será o profissional que fará a formação de toda essa turma do CNH Social que é escolhida aqui. Então, nós estamos oportunizando que o próprio aluno do CNH Social faça esse curso e possa trabalhar na autoescola. Dessa forma, a gente cria oportunidades e fortalece o setor”.
Veja quem tem direito de disputar a CNH social
Inscrições
Para concorrer a uma das 3.500 vagas oferecidas na segunda fase do Programa CNH Social, os interessados devem acessar o link inscricao.detran.es.gov.br/cidadao/inscricao.
No banner ou botão 'CNH Social', o candidato deve preencher os dados pessoais solicitados.
As inscrições são gratuitas, assim como todo o processo.
Quem pode concorrer?
Dos requisitos mínimos para concorrer a uma das vagas do programa, é necessário ter 18 anos ou mais e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
Além disso, é necessário estar inscrito no CadÚnico, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Categorias disponíveis
Primeira habilitação: Categoria B (carros).
Adição de categoria: Incluir A ou B em uma CNH já existente.
Mudança de categoria: Para D ou E, exigidas em transportes coletivos e caminhões.
Reserva de vagas
Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência. Para o segundo semestre, 10% das vagas serão destinadas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino e que comprovem bom desempenho escolar.
Seleção
A relação final dos selecionados na segunda fase será disponibilizada a partir das 12 horas do dia 6 de outubro, no site disponível por meio do link.
Para melhor aproveitamento das vagas não ocupadas nessa seleção, o Detran-ES divulgará a lista de suplentes no dia 8 de dezembro.
Benefícios aos selecionados
Os candidatos selecionados realizam o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente.
Tem direito aos seguintes procedimentos:
Captura biométrica na agência do Detran-ES.
Exames médicos e psicológicos em clínica credenciada.
Exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito.
20 Aulas teóricas e práticas na autoescola.
Três reprovações, seja na prova teórica ou prática. Duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito).
Capacitação
Além da habilitação, os beneficiários também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece cursos especializados e de atualização para condutores profissionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários