Governo vai usar verba própria e empréstimo de R$ 880 milhões para novas rodovias
Além de empréstimo de R$ 880 milhões já aprovado, governo do Estado vai usar verba própria para recuperar e melhorar estradas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou a contratação de empréstimo do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para o Espírito Santo no valor de US$ 162,4 milhões (R$ 881 milhões).
Em contrapartida ao empréstimo, o governo do Estado irá investir US$ 40 milhões (R$ 217 milhões), afirmou o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. O investimento total será de mais de R$ 1 bilhão (US$ 202 milhões), para recuperação, revitalização de rodovias, mas também novas construções.
“As obras do contorno de Santa Teresa e de Santa Leopoldina já estão previstas com essa verba obtida. Vamos desafogar o fluxo de veículos de grande porte, como caminhões de transporte de carga, que passam por dentro dessas cidades”, disse o secretário.
O processo licitatório das obras já foi iniciado, assim como “toda a preparação para a execução pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O projeto deve demorar entre seis meses e um ano, com o início das intervenções logo em seguida para modernizar o tráfego naquelas cidades”, pontuou Duboc.
O secretário afirmou ainda que as obras têm como objetivo “melhorar a eficiência logística do Espírito Santo, fortalecendo o Estado como um polo de distribuição logística do Brasil. Esse é um dos objetivos do governo”.
O programa prevê, ainda, a recuperação e manutenção de 355 quilômetros de malha pavimentada. Do total, 250 quilômetros serão aplicados em lotes selecionados com base no menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios conectados, no número de acidentes, e na vulnerabilidade climática.
O dinheiro deve financiar, também, parte do Programa Brasileiro de Gestão de Ativos Rodoviários Proativo, Inclusivo, Seguro e Resiliente do Espírito Santo. O objetivo é a manutenção de estradas mais resistentes a eventos climáticos extremos, com a identificação de pontos de obstrução e a adaptação da rede de drenagem.
A proposta (MSF 51/2025) recebeu relatório favorável do senador Fabiano Contarato, e segue para o Plenário em regime de urgência. O texto será votado como projeto de resolução, e promulgado caso aprovado.
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