"Gato" na rede elétrica do ES seria suficiente para abastecer Linhares por um mês
Mais de 8 mil ocorrências de furto de energia foram identificadas no ES entre janeiro e julho deste ano, segundo a EDP

A EDP divulgou, nesta semana, um relatório sobre o furto de eletricidade no Espírito Santo. Entre janeiro e julho de 2025, foram registradas 8.176 ocorrências dessa prática ilegal no estado.
Segundo a distribuidora, o volume de energia furtada seria suficiente para abastecer o município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, que possui mais de 180 mil habitantes.
A concessionária reforça que o combate ao furto de energia tem como objetivo coibir uma prática perigosa, que coloca em risco a vida da população, prejudica a qualidade do fornecimento para os clientes regulares e gera prejuízos à sociedade.
Riscos
De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), a ligação clandestina está entre as principais causas de morte relacionadas à energia elétrica no país.
A prática, muitas vezes realizada de forma precária, pode provocar choques fatais e sobrecarregar a rede elétrica, resultando em quedas e oscilações no fornecimento, além de danos a equipamentos.
A Abradee ressalta ainda que, conforme as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos da energia desviada são parcialmente repassados a todos os consumidores na tarifa de energia.
Somente no primeiro semestre de 2025, na área de concessão da EDP, foram realizadas 57 operações policiais para coibir o furto de energia. As ações ocorreram em diferentes tipos de estabelecimentos, como padarias, academias, supermercados, indústrias e fábricas.
Como denunciar
O furto de energia elétrica é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa. O responsável também pode ser obrigado a pagar toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, bem como os custos administrativos, conforme determina a Aneel.
A EDP orienta a população a denunciar casos de furto de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e sigilosa pelos seguintes canais:
- site www.edponline.com.br;
- aplicativo EDP Online;
- Agências de Atendimento presencial
- Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita.
A concessionária garante que todas as denúncias são tratadas com prioridade e resultam em inspeções imediatas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários