Polarização de volta à mesa
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Vereadores de Vitória protagonizaram na última terça-feira (9) discussão polarizada em relação ao movimento social que ocupou o Edifício Castelo Branco, localizado no Centro. O legislativo da capital tem conversas avançadas com a Caixa Econômica para fazer do imóvel a nova sede da Câmara, ainda neste ano.
Entretanto, o que se observou durante a sessão foi discussão política entre esquerda e direita. O vereador Armandinho (PL), por exemplo, chegou a falar que os moradores do centro estão “com medo da onda vermelha” e que ninguém que ocupou o prédio gosta de “carteira de trabalho”.
Já a vereadora Ana Paula (Psol) afirmou que Vitória tem déficit habitacional, e que existem vereadores mais preocupados com “especulação imobiliária” do que com pessoas sem teto.
“Parlamentares da direita criticam os movimentos sociais, mas pedem anistia para os golpistas de 8 de Janeiro”, disse.
Reintegração à vista
Diretor de Relações Institucionais da Câmara, Marcos Delmaestro esteve na terça-feira (9) com o superintendente regional da Caixa, Tarcísio Dalvi. Conversa positiva. Afirmou que a Câmara quer manter o projeto de mudança da sede, e que está disposta a juntar forças com o banco estatal. Expectativa de que a Caixa entre com pedido de reintegração de posse em breve.
Hora da gestão de crise
Com o movimento de reintegração de posse em Jabaeté, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), publicou nas redes que a sua gestão está construindo 272 moradias de interesse social, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Para vereadores ouvidos pela coluna sob sigilo, maneira de fazer gestão de crise de um assunto delicado.
Prefeito teve momento de fã
O Festival Primavera Teresense, em Santa Teresa, foi recorde de público. O prefeito Kleber Medici (PSDB) aproveitou a festa para tietar o guitarrista Dado Villa-Lobos, ex-integrante da Legião Urbana. Esteve acompanhado de André Frateschi, da mulher, Ivana Massini, e do filho, Kleber Jr.
Trouxe militares
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) não para de anunciar apoio de grupos ao seu projeto rumo ao Senado. Desta vez, foi o Projeto Político Militar (PPM) que bateu o martelo quanto ao nome do emedebista.
Esse Projeto reúne as principais associações militares do Espírito Santo — Aspra, Abmes, Asses e Aspomires.
Ao que tudo indica, Euclério nunca esteve tão animado em tentar se viabilizar para disputar uma das cadeiras.
TCE-ES recomenda rejeitar contas de prefeitura
Os conselheiros que compõem a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) emitiram parecer prévio recomendando a rejeição das contas de 2023 do prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa (Republicanos).
Entre outros problemas, foi verificado o descumprimento de investimento em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, sendo inferior a 25%.
Galeria
Luto no Sul
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), manifestou seu luto nas redes sociais em virtude do falecimento do vice-prefeito de Castelo, Rafael Rigo Assini. “Era uma liderança jovem e de grande carisma”. Casagrande decretou três dias de luto no Espírito Santo.
Recados do Secretário
Secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu fez questão de destacar os investimentos do governo do Estado em Vitória, por ocasião do aniversário de 474 anos da capital. Citou exemplos na Educação, Mobilidade, Segurança e Lazer.
Parece não ter volta
Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep) inaugurou o CMEI Sebastião Perovano, em Jabour, rodeado de alguns de seus aliados. Deputado estadual Denninho Silva (União), que rompeu politicamente com Pazolini, não compareceu à entrega. Gravou vídeo no local de forma separada. Cabe destacar que o bairro é um dos redutos do deputado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



