Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Republicano como “pêndulo"

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 07/09/2025, 09:00 h | Atualizado em 05/09/2025, 19:50

Imagem ilustrativa da imagem Republicano como “pêndulo"
Erick Musso e Arnaldinho Borgo |  Foto: Redes sociais

O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, tem feito maratona de reuniões nos últimos dias. Chamou atenção do mercado político que se encontrou tanto com lideranças governistas, quanto com representantes do grupo de oposição, ligado ao do prefeito Lorenzo Pazolini (Rep).

Além de ter dialogado com o próprio Pazolini, também esteve com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Pode), com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), com o líder do Executivo de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido), e com o presidente do Progressistas, Josias Da Vitória.

Embora esteja no projeto de Pazolini, Erick não fecha as portas para outros grupos. Entende que existe uma chance — embora pequena — , de que no futuro os dois grupos possam convergir. Hoje, Erick é candidato a deputado federal, mas um posto de vice-governador não é descartado por ele. A ver.

Encontro na Beira-Mar

Em comemoração aos 223 anos da Independência do Brasil, acontece hoje o tradicional desfile cívico-militar na avenida Beira-Mar, em Vitória. Politicamente, é um evento importante. Desta vez, a previsão é de que o governador Casagrande (PSB) esteja junto ao prefeito da capital, Lorenzo Pazolini. Ao menos, é o que aliados do republicano garantem.

Esquerda presente

Já a partir das 8 horas, na Praça Portal do Príncipe, em Vitória, acontece a 31ª edição do Grito dos Excluídos, que terá o lema “cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”. João Coser (PT), Iriny Lopes (PT), e Camila Valadão são esperados para o evento. Nacionalmente, governo Lula convocou os militantes para “defender a soberania” na data.

Chapéu resolve o problema!

Deputado Fabrício Gandini (PSD) esteve em Boa Esperança, acompanhado do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e do secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu. Gandini apareceu lá de “chapelão”, e brincou consigo mesmo: “Falaram que o cabelo tava ruim, então me deram esse chapéu”.

Frente a frente

Acontece em Linhares no próximo dia 11 o 8º Fórum de Liberdade e Empreendedorismo. No mercado político, o evento tem sido aguardado, pois vai reunir no mesmo painel o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e o ex-governador do Estado Paulo Hartung (PSD).

Além deles, o deputado federal Evair de Melo (PP) e o estadual Lucas Polese (PL) também vão palestrar. Nikolas Ferreira, federal por Minas Gerais, vai encerrar o encontro.

“Não podemos vender a alma”, diz Casagrande

O governador Renato Casagrande (PSB), em fala durante um evento, deu recado sobre tolerância aos presentes. “Que a gente não venda nossas almas para a irracionalidade. Temos de ser bons na capacidade de conviver. Não tem problemas as pessoas terem a opinião política, ideologia diferente. Mas não precisamos desrespeitar, ir para as redes sociais e ficar xingando as outras pessoas porque não concorda com a opinião dela”. Foi aplaudido.

Não contam com isso

Embora o deputado federal Victor Linhalis (Pode) tenha dito que vai disputar a reeleição pelo Podemos, algumas lideranças da sigla ouvidas pela coluna não estão convencidas disso.

Dúvidas no legislativo?

Com o desembarque da federação União-Progressista do governo, surgiram dúvidas no mercado político se o acordo para transformar o antigo prédio da Caixa, que fica no Centro, como nova sede da Câmara de Vitória, seria engavetado, já que Josias Da Vitória (PP) foi um dos principais articuladores. O presidente da Casa, Anderson Goggi (PP), afirmou não acreditar que vai haver problemas.

Registrado

A Justiça Eleitoral registrou a nova composição do comando do União Brasil no Espírito Santo, com vigência de setembro de 2025 a março de 2026. O presidente da Assembleia, Marcelo Santos, se tornou presidente estadual da sigla após votação unânime da executiva nacional do partido, em Brasília.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: