Criança autista é abusada por adolescentes em parque municipal de Vitória
Abusos foram filmados pelos envolvidos e compartilhados na internet
A família de um menino de 10 anos vive momentos de sofrimento depois que a criança foi abusada por três adolescentes dentro de um banheiro em um parque municipal de Vitória. O fato aconteceu na última segunda-feira (25), e foi filmado pelos próprios envolvidos, que compartilharam o vídeo na internet.
"A gente anda agora de cabeça baixa. A gente não consegue comer direito, porque infelizmente toda hora vem o vídeo na nossa mente", desabafou a mãe da vítima em entrevista ao Tribuna Notícias. O menino, que é autista, já tomava diversos medicamentos e agora vive diante do novo drama psicológico.
O fato aconteceu após um treino de futebol, quando três adolescentes, conhecidos da vítima, a levaram até o banheiro do parque. Segundo informações da TV Tribuna, um deles é quem incentiva a situação, enquanto o outro filma e o último aparece praticando os abusos.
Por se tratar de um caso que envolve crianças, o bairro e o parque onde o caso aconteceu não foram divulgados pela reportagem.
As imagens feitas pelos próprios envolvidos circulam na internet, entre pessoas da escola da vítima e moradores até de fora da cidade, segundo a família. "Os três que praticaram esse ato estão tendo a vida normal, já meu filho não, meu filho está preso dentro de casa, não sai. Porque além de ele ser a vítima tem gente ameaçando bater nele", lamentou a mãe.
O menino chegou a contar para a mãe quem foram os envolvidos, e a mulher foi até a casa dos pais de um deles. "Perguntamos e ele começou a negar falando que foi obrigado, chorando quando eu falei que saindo dali eu iria para a delegacia", contou ainda a mulher.
Agora, ela pede que autoridades punam os envolvidos no caso. "Eu quero que eles paguem pelo que fizeram com meu filho. Que a justiça seja feita, a lei seja cumprida. Mesmo que sejam medidas socioeducativas, mas têm que ser punidos", ressaltou a mãe.
A prefeitura de Vitória informou que nem a Guarda Municipal nem a vigilância do parque foram acionadas na ocasião e não atenderam a ocorrência. Por nota, destacou que a segurança nos parques municipais é realizada 24 horas por dia com objetivo de garantir tranquilidade aos moradores e visitantes que frequentam os espaços.
A prefeitura também informou que irá procurar a família da vítima para marcar um atendimento multidisciplinar que conta com profissionais como médicos, psicólogos e assistentes sociais.
Veja a nota da prefeitura na íntegra:
Nem a Guarda Municipal nem a vigilância do parque foram acionadas na ocasião e não atenderam essa ocorrência. Após ser orientada buscar a Casa Rosa, a Secretaria de Saúde de Vitória informa que a equipe vai entrar em contato com a família para marcar o atendimento.
Trata-se de um Centro Especializado em Saúde da Mulher e Famílias em Situação de Violência. O local foi inaugurado em outubro de 2021, sendo realizados, até hoje, o total de 16 mil atendimentos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar com onze profissionais dentre: médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, técnico de enfermagem. O atendimento engloba escuta qualificada com avaliação de risco, atendimento médico e psicossocial e avaliação integral das condições gerais de saúde.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) pondera que a segurança nos parques municipais é realizada 24 horas por dia, garantindo tranquilidade tanto para os moradores quanto para os visitantes que frequentam esses espaços de lazer e contato com a natureza.
Além da atuação da Guarda Civil Municipal, que realiza rondas preventivas e conta com o apoio do sistema de videomonitoramento da Prefeitura, cada parque possui uma equipe de administração local. Essa gestão é responsável por acompanhar o dia a dia do espaço, orientar os frequentadores, cuidar da manutenção das áreas comuns e acionar os órgãos competentes sempre que necessário.
A Semmam ressalta que preza pela segurança e bem-estar de todos os munícipes e visitantes, promovendo não apenas a conservação ambiental, mas também a utilização dos parques de forma segura, responsável e acolhedora. O objetivo é oferecer ambientes de convivência saudáveis, integrando lazer, educação ambiental e qualidade de vida para toda a população.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários