Fator “Da Vitória” no tabuleiro
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
A possibilidade da filiação do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido) ao PP, sigla presidida pelo deputado federal Da Vitória, surpreendeu integrantes do governo.
O movimento do prefeito, que é em direção à possibilidade de disputar o governo do Estado, teria ido de encontro ao que tem sido planejado, neste momento, pelo Palácio: encaminhar a pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
À coluna, fontes governistas apontaram que a aproximação pode ser mensagem de Da Vitória, que após o prefeito Euclério Sampaio (MDB) ter colocado as cartas na mesa ao Senado, poderia ter sentido a necessidade de reafirmar: “Eu estou aqui e a federação União-Progressista tem peso”.
Mas, observam um fator: Da Vitória, até agora, não chegou a bater o martelo publicamente sobre o que pretende para ano que vem, e seria preciso fazê-lo. Senado, governo, ou reeleição?
“Governador vai decidir”
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, esteve em Vitória e declarou que Casagrande (PSB) gostou da indicação do nome de Luiz Paulo (PSDB) à segunda vaga ao Senado, e que o socialista será o responsável por, no futuro breve, decidir quem será o nome que vai caminhar com ele rumo à Câmara Alta. É uma “dor de cabeça” positiva, disseram alguns presentes.
Reconheceu dificuldade
Embora tenha dito que o PSDB pretende formar chapa para federal, o presidente, Vandinho, admitiu que a dificuldade para tal, sem federação ou fusão, é maior. Apesar disso, estão em campo: se encontraram com Felipe Rigoni (União), que conforme a coluna antecipou, deve deixar o partido em breve. Podemos na disputa por ele, além de agora o PSDB. A ver.
Volta às corridas e à TV
Jornalista Philipe Lemos publicou foto revelando que voltou às corridas de rua, como um bom amante do esporte e aliado do governador Casagrande (PSB) — também aficionado pela modalidade. Além do retorno, está cada vez mais perto de voltar à televisão. Vai ter um programa na TV Tribuna.
Está dito
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) falou à coluna sobre seu movimento de se colocar ao Senado.
“Acima da vontade de grupos está a vontade de Deus, da população e de trabalhar. História não se constrói em grupos, mas acreditando em Deus, família e também na dedicação ao povo do Estado. Ninguém me consultou para tomar decisão, então não tenho de dar ciência a ninguém das minhas atitudes, só a Deus, e ao povo”.
Bateu ponto em Cachoeiro e garantiu livro
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), segue sua peregrinação pelos municípios do Espírito Santo. Esteve na Cachoeiro Stone Fair, acompanhado do deputado federal Evair de Melo (PP) e de Diego Libardi (Republicanos) — braço direito de Pazolini se tratando do Sul do Estado. Aproveitou para encontrar o prefeito Theodorico Ferraço (PP) e garantir uma cópia da biografia do veterano, que está em seu 5º mandato à frente de Cachoeiro.
Galeria
Articulador do Norte
Presidente da Câmara de Linhares, Roninho (Pode) vem se consolidando como articulador da região Norte. Esteve em Brasília, participando do Encontro de Gestores e Legislativos Municipais, e aproveitou para se encontrar com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho. Reforçou apoio ao movimento que está sendo costurado para viabilizar o prefeito na disputa pelo governo em 2026.
Conversas existem
Durante coletiva de imprensa, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, confirmou à coluna uma informação que foi publicada no último dia 21: “Há conversas com o MDB sobre uma possível federação”.
Voto contrário
Vereador de Vitória, Davi Esmael (Rep) foi o único a votar contra o PL que institui o dia do Carnaval de Rua de Vitória. “Minha fala sempre foi a mesma, aqueles que lucram com o Carnaval precisam custear. Os blocos de rua incomodam e precisam ter regras rígidas para funcionar”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



