Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Carta de renúncia já em mãos

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 28/08/2025, 13:18 h | Atualizado em 28/08/2025, 13:18

Imagem ilustrativa da imagem Carta de renúncia já em mãos
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

Secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil) já enviou ao presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União Brasil), a carta de renúncia ao comando da sigla no Espírito Santo. Até então, era Rigoni quem comandava, e a partir de agora a liderança passa a Marcelo.

Esse é o movimento necessário para que seja montada a nova Executiva da legenda. Será preciso, agora, que a nacional, encabeçada por Antônio de Rueda, ajuste os detalhes para que a transição seja oficializada. Nos bastidores, há a pretensão de fazer um evento representativo no Espírito Santo.

Desta forma, Marcelo atingiu seu objetivo, algo que ele mirava já no ano passado, desde antes de se filiar. Junto ao deputado federal Da Vitória (PP), ajudará na montagem de chapa do União e na organização da federação União-Progressista. Além disso, segue com olhos na vaga à Câmara Federal.

Fica, mas até quando?

Embora Rigoni já tenha divulgado nota afirmando que fica no partido como vice-presidente, a coluna vem apurando sobre o assunto. Informação é de que neste momento Rigoni vai permanecer, mas que nada impede que ele deixe a legenda em um futuro breve, também visando uma cadeira à Câmara Federal. Podemos segue como possibilidade de destino.

Atitude não agradou...

Alguns aliados do governo que pleiteiam espaço para disputar a segunda vaga ao Senado — considerando que a primeira deve ser do governador Casagrande (PSB) —, não teriam ficado confortáveis com as atitudes de Euclério (MDB) em busca da vaga. Deputado federal Da Vitória (PP), por exemplo, deve intensificar seus próprios movimentos.

Momento para tietagem

Presidente estadual do Republicanos, Erick Musso publicou foto ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do presidente da sigla em SP, Roberto Carneiro. Encontro aconteceu durante a festa dos 20 anos do Republicanos, em Brasília. “Erick era só sorrisos”, disse uma fonte.

Agora vai?

Conforme publicado pela coluna no último dia 18, “as portas do PP seguem abertas para Arnaldinho Borgo”. A fala veio de uma das maiores lideranças estaduais da sigla, sob sigilo. Na última quarta-feira (27), Arnaldinho esteve com Da Vitória em Brasília e se aproximou mais do PP — namoro que começou em 2023. Objetivo do prefeito é disputar o governo, só resta saber se terá legenda para tal. Encontro também demonstra que a federação UP “começou a jogar”.

Deputado escancara ainda mais racha em Vitória

Após o rompimento político envolvendo o deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), também na quarta-feira (27), Denninho aproveitou para enviar alguns recados para o chefe do Executivo municipal na tribuna da Assembleia. Disse estar preocupado com a “queda de arrecadação de Vitória” quando comparado a outras cidades, como Cariacica. “Fico muito triste em ver nossa cidade declinando”, apontou.

Galeria

Pegou mal?

Segundo informações obtidas pela coluna, o empenho do vereador de Vitória Armandinho Fontoura (PL) quanto à possível candidatura do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) ao Senado, não teria pegado bem dentro do partido. Fontes da sigla disseram que o clima não foi positivo, visto que a legenda vai lançar Maguinha Malta (PL) para concorrer a uma das vagas ao Senado.

“Muita gente incomodada”

Sobre o assunto, Armandinho disse que “muita gente ficou incomodada sobretudo por ter antecipado o movimento de Euclério”, e que como filiado do PL, só irá manifestar apoio a qualquer candidatura assim que seu partido definir em convenção partidária quais serão suas posições.

Em tempo, mais apoio

De quarta-feira (27) para quinta-feira (28), o prefeito Euclério ganhou apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol), conforme Plenário antecipou, e da Associação de Pastores e Líderes Eclesiásticos de Cariacica.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: