Artistas do ES apresentam suas músicas para caça-talentos
Cantores de 19 estados tiveram a chance de mostrar seu talento para representantes de grandes gravadoras durante o Formemus
Escute essa reportagem

Artistas de 19 estados do Brasil ganham visibilidade em pitchings musicais que podem alavancar suas carreiras. Essa é uma das propostas do Formemus, festival capixaba que já está na sétima edição e reúne artistas e mais de 100 profissionais da indústria da música.
Os pitchings musicais consistem na apresentação de músicas autorais do artista para uma plateia selecionada, explica Daniel Morelo, organizador do evento.
“O formato de pitching que fazemos é diferente, porque o artista se apresenta e recebe o retorno de produtores logo em seguida. Isso é uma coisa raríssima, é difícil ter o mercado da música à sua disposição, e nós promovemos isso no festival. Temos representantes da Warner, da Universal, da Sony, da ABC, todos conhecendo os músicos cara a cara”.
Entre os artistas que participaram dos pitchings musicais ontem estavam André Prando (ES), Anne Carol (SE), Lourandes (MG), Rawi (PA) e Aline Maria (ES).
Rodadas de negócios com casas de shows e contratantes de todo o País também acontecerão durante o evento, junto de painéis, workshops e palestras.
“O Formemus debate o viver de música, com apresentações, debates sobre o mercado musical brasileiro e o desenvolvimento da indústria. Queremos mostrar que, para além do lado artístico, o artista precisa saber vender a música dele para o contratante entender a proposta que o artista quer passar”.
Após as palestras, bandas e artistas se apresentarão na área externa do Teatro da Ufes, onde haverá food trucks.
“A música permeia o videogame, o cinema, o final de semana, o uso de celular, ela tem um espaço enorme na sociedade. Debater música é gostoso demais, e conversar isso entre tantos artistas enriquece a nossa percepção sobre música brasileira”, disse Daniel.
O organizador do Formemus destacou ainda que o evento conta com a presença de ao menos 700 artistas durante toda a programação.
Conheça alguns artistas
Joe Caetano (ES)

Natural de Vitória, o artista se aventura em MPB, R&B, soul music e afrobeat.
“Tenho a expectativa de construir algo na minha carreira com a oportunidade bonita de ter várias pessoas do mercado da música presentes aqui no Formemus. É um privilégio poder cantar para essas pessoas e receber o retorno imediatamente, espero construir algo com isso”, disse.
Branú (ES)

O cantor e compositor de Vila Velha também trabalha como costureiro.
“Canto black music, desde um beat fininho até um R&B. Quero conseguir levar minha arte para outros lugares e palcos. Espero conseguir tocar quem me escuta de alguma forma, e mostrar a minha verdade”.
Bárbara Silva (DF)

Além de cantar, a artista também é servidora pública e mãe de três filhos.
“Trabalho com MPB, samba, bossa nova, pop e pop rock. É a terceira vez que venho de Brasília para o Formemus, e acho que é uma das melhores conferências de música que temos em todo o Brasil”.
Garoá (ES)

A psicóloga também trabalha com aulas de música e canta, em carreira solo, músicas experimentais, de shoegaze a brasileiras.
“Quero conhecer e contatar pessoas que eu não teria oportunidade de ter contato se eu não estivesse no Formemus. Busco entender como a minha música está chegando para as pessoas e o que posso ajustar para expandir ainda mais”.
João Secchin (ES)

O músico é artista solo e mistura MPB com pop rock. “Participo desde 2019, e todo ano sinto a diferença que o evento faz na minha carreira. Venho preparado para observar e absorver muita coisa”, explicou.
Programação
Formemus
- Quando: Entre quinta-feira (28) e sábado (30).
- Onde: Teatro da Ufes. Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras.
- Entrada: Gratuita. O ingresso deve ser retirado no site www.formemus.com.br.
Programação de hoje
Teatro Universitário
12 horas — 17 horas: Credenciamento.
14 horas: Abertura oficial.
14h15 — 15h15: Painel Petrobras apresenta “A Música Brasileira: Nosso Maior Ativo Econômico Cultural com Potencial de Exportação Mundial”.
15h30 —16h30: Painel Indústria “Mais do que Música - Movimentos entre Algoritmos, Novidades e Novas Verdades”.
Tenda
14h15 —15h15: Painel Números “Números On-line e Offline – O que é bom e qual é a métrica da realidade?”.
15h30 — 16h30: Painel Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes).
16h30 — 18h: Rodada de Negócios.
Cine Metrópolis
14h15 — 15h15: Palestra ONErpm.
15h30 — 16h30: Palestra Autogestão “Como transformar sua história em pauta (mesmo sem assessoria)?”.
16h45 — 17h45: Palestra Circulação “Como circular com o seu show pelas prefeituras do interior e litoral do Brasil”.
Shows
18 horas : Sthelô (ES).
18h45 : Maré Tardia (ES).
19h30: Zé Bigode Orquestra (RJ).
20h15 : Plutão Já Foi Planeta (RN/SP).
21 horas : Tuyo (PR).
Foodtrucks estarão no local. Uma mostra de videoclipes será exibida nos intervalos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários