Passagem de bastão definida
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Há meses o União Brasil no Espírito Santo tem passado por imbróglios relacionados a quem vai presidir o partido. Após a filiação do presidente da Ales, Marcelo Santos, ficou verbalmente acordado que ele seria o mandatário. Mas, de forma oficial, Marcelo ainda não foi empossado presidente da sigla.
Isso, porém, está prestes a mudar. O atual dirigente da legenda no Estado, Felipe Rigoni, decidiu passar o partido para Marcelo de forma pacífica. Entende que já houve desgaste com a situação e que quer resolver o problema rapidamente.
Na última terça-feira (19), durante a formalização da federação União-Progressista em Brasília — que teve a presença de Marcelo, mas não de Rigoni —, o presidente da Ales se reuniu com lideranças, que propuseram que a passagem de bastão aconteça logo. Marcelo, porém, adota cautela, entendendo que qualquer movimento brusco pode decretar a saída de Rigoni da sigla.
Garantiu que fica, mas...
Em nota, Rigoni destacou que seguirá na legenda como vice-presidente, “contribuindo de forma ativa para o crescimento do União Brasil e para construção de um projeto sólido e integrado”. Entretanto, nos bastidores, aliados indicam que ainda há possibilidade de que uma saída aconteça. Cabe lembrar que ele se aproximou do Podemos nos últimos meses.
Intervenção pegou mal
Conforme a coluna destacou com exclusividade, processo de intervenção aberto pelo União nacional em detrimento do diretório estadual, presidido por Rigoni, não pegou bem internamente. Esse foi um dos motivos que desgastou ainda mais a situação envolvendo o partido. Cabe destacar que Rigoni e Marcelo são pré-candidatos à Câmara Federal.
Moda capixaba garantida?
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), durante reunião com os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Paraná, ganhou das mãos do governador do estado, Ratinho Jr. (PSD), uma viola caipira. “Acho que vem aí uma moda capixaba das boas…”, brincou.
Data marcada
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), estará em Brasília na próxima quarta-feira (27), para encontro com o presidente nacional do PRD, Marcus Vinícius. Na oportunidade, o partido vai oficializar apoio aos projetos políticos do prefeito para 2026.
Também estaria pactuado de que o novo presidente estadual da sigla seja o atual presidente da Câmara de Vila Velha e aliado de Arnaldinho, vereador Osvaldo Maturano (PRD).
4 mil pessoas: força de Messias Donato e Euclério
Cerca de quatro mil pessoas acompanharam o evento do deputado federal Messias Donato (Rep) em Campo Grande, Cariacica. Por volta de oito prefeitos, além de vereadores e lideranças religiosas estiveram em uma casa de eventos para um culto de ação de graças em homenagem a ele. Politicamente, demonstra a força de Donato, que se movimenta em pré-campanha, e também do prefeito Euclério (MDB), que novamente cacifou Donato como “meu federal”.
Galeria
“Momento de diálogo”
Presidente da Ales, Marcelo Santos (União), antes de viajar para Brasília, recebeu o ex-governador Paulo Hartung (PSD), Foi presenteado com o livro do ex-mandatário. “Momento de diálogo e troca de experiências”. Recados dados.
Formação política
Ex-presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira esteve em Vitória para encontro com a direção estadual da Fundação João Mangabeira, presidida pelo socialista Carlos Lopes, proponente da reunião. Entre os temas discutidos, a renovação geracional, e a necessidade de uma comunicação digital mais eficiente.
Vereador no páreo
Vereador de Vila Velha, Renzo Mendes (PP) é finalista do Prêmio Camp, a maior premiação do marketing político, que será na segunda-feira (25), às 19 horas, na Casa Bisutti, em São Paulo. Entre as 431.962 campanhas concorrentes, o case “Eu, Você e Vila Velha” levou Renzo a disputar a categoria Melhor Campanha para Vereador.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



