Reunião no Caparaó traz sinais
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Após ter promovido a reunião “Bora Dialogar” em Vitória no mês de maio, foi a vez de Irupi receber a segunda edição do evento, realizado pelo presidente da Ales, Marcelo Santos (União). Cerca de 250 lideranças políticas compareceram, incluindo praticamente todos os prefeitos da região do Caparaó.
O evento teve dois objetivos: apresentar resultados do trabalho de Marcelo como deputado e presidente da Assembleia, e ouvir de perto as demandas da região. Além disso, também teve teor político, com diversas falas em referência à candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo.
“Preciso reconhecer que encerrou essa minha jornada como deputado estadual e seguir em um novo caminho”, disse. A aposta do mercado é que Marcelo seja candidato a deputado federal, embora os movimentos recentes indiquem que a possibilidade de brigar por “algo maior” segue sobre a mesa.
Com olhos nas chapas
Diversos partidos já têm se movimentado rumo à montagem de chapas para a Ales e Câmara. Conforme lideranças do PSB disseram à coluna, uma preocupação da sigla tem sido formar chapa forte de mulheres para as duas disputas. Uma possibilidade é a candidatura da presidente da Câmara de Guarapari, Sabrina Astori, que já tem se movimentado.
Cidadãos linharenses?
A Câmara de Linhares vai promover na terça-feira, às 19h, sessão solene para homenagear personalidades com o título de cidadão linharense. Os prefeitos de Vitória e Vila Velha, Pazolini (Rep) e Arnaldinho (sem partido), respectivamente, confirmaram presença e vão receber o título. Vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) também estará na solenidade.
Sorte ao time do coração?
Deputado federal Josias Da Vitória (PP) recebeu de presente uma camiseta do Vasco da Gama, seu time do coração, repleta de autógrafos de jogadores. A númeração escolhida foi 11, número de urna do PP.
Um dos seguidores brincou: “Deputado, prefiro não curtir o post”.
Mantém diálogo
O prefeito de Colatina e presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, estará no começo desta semana em Vitória. Terá reunião com o governador Renato Casagrande (PSB) no Palácio Anchieta e vai convida-lo à Festa da Cidade, que inicia no próximo dia 21.
Expectativa de que também conversem sobre a política capixaba. Renzo, na passagem pela Grande Vitória, deve encontrar também o prefeito Pazolini (Rep) e outras lideranças.
Justiça nega recurso e absolve vereadores
TRE-ES julgou recurso da vereadora de Vitória Karla Coser (PT) contra a sentença que absolveu os vereadores Davi Esmael (Rep) e Luiz Emanuel (Rep) de acusações de violência política de gênero. Eles foram denunciados por, em sessão, chamarem a petista de “menina mimada” e de “mulher que se faz de frágil, que se faz de coitada”. Justiça entendeu que não houve ataques da parte dos parlamentares. Pelas redes sociais, a vereadora lamentou a situação.
Férias de dois anos
Analista Ambiental da Prefeitura de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo, ficará por 24 meses de licença remunerada. Segundo decreto assinado por Arnaldinho (sem partido), será para participar de curso de pós-graduação em Gestão promovido pela Fundação Dom Cabral.
Moral de conterrâneo
Deputado Paulo Folletto (PSB) esteve com o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD). O socialista foi chamado pelo prefeito de o “maior mandatário de Colatina” durante apresentação do projeto do complexo esportivo que será construído no bairro Ayrton Senna com emenda de Folletto, no valor de R$ 5,2 milhões.
É um dos finalistas
O especialista em marketing e inteligência artificial Rafael Leão está entre os três finalistas na categoria “Melhor Campanha de Vereador do Brasil” no Congresso de Marketing Político (Camp). Leão construiu, ao longo de mais de 15 anos, uma trajetória no marketing político.