Ônibus da Lei Maria da Penha atende mulheres na Prainha a partir desta terça-feira
O veículo oferece atendimento especializado a mulheres em situação de violência
Escute essa reportagem

Com o objetivo de fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, o Ônibus Rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha estará de terça-feira (19) a sexta-feira (22) na Prainha, em Vila Velha. Os atendimentos serão das 8h às 17h.
O Ônibus Rosa oferece atendimentos especializados a mulheres em situação de violência, como orientações jurídicas, emissão de medidas protetivas, acompanhamento processual e encaminhamentos necessários. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Vila Velha com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
A equipe de atendimento do Ônibus Rosa conta com uma equipe do TJES e profissionais especializadas como psicólogas, assistentes sociais e advogadas voluntárias da Comissão da Mulher da OAB/Vila Velha, que atenderão tanto no ônibus quanto na Delegacia Especializada.
Além disso, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha realizará testes rápidos de glicemia, de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aferição de pressão arterial, e com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social do município por meio de atendimento relativos ao Cadúnico.
Agosto Lilás
O mês de agosto é marcado por ser o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Com isso, a Prefeitura de Vila Velha preparou uma série de programações com o tema central de combate a violência doméstica. Confira:
Terça-feira (19) a sexta-feira (22), das 8 às 18 horas, no Parque da Prainha – Presença do Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, para dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com a participação da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres.
Terça-feira (19), das 14 às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha – Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes da rede de proteção.
Quarta-feira (20), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Ataíde – Programa Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Quarta-feira (20), às 19 horas, na Faculdade Multivix – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.
Quinta-feira (21), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Jardim Marilândia – Programa Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, coleta de preventivo e outros atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Segunda-feira (25), das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal São Torquato.
Quarta-feira (27), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Jabaeté – Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Quinta-feira (28) a sábado (30), das 8 às 18 horas – Representação do município na Conferência Estadual da Mulher, em Aracruz.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários