Inovação e práticas para transformar a sala de aula na 12ª edição do Sapion Summit
Temas foram discutidos durante evento de educação que reuniu mais de 1.500 profissionais em Colatina
Escute essa reportagem

Inovação, tecnologia e práticas transformadoras na sala de aula estiveram no foco da discussão durante a 12ª edição da Sapion Summit, um dos maiores eventos de educação do Espírito Santo.
Realizado ontem em Colatina, no Noroeste do Estado, o encontro reuniu professores, especialistas e profissionais da área. Mais de 1.500 pessoas estiverem presentes representando 27 municípios capixabas.
“Superamos todas as expectativas de público, engajamento e de envolvimento do professor. Nossa meta era fazer uma edição que gerasse muita experiência para os professores”, afirma Ronis Faria de Souza, idealizador do evento.
Apesar do número surpreendente de participações, ele deixa claro que a ideia do Sapion Summit não é crescer quantitativamente, mas, sim, qualitativamente.
“Buscamos proporcionar uma experiência cada vez mais afetiva e efusiva, para que os professores se sintam valorizados. Foram 10 horas de programação e eles saíram daqui felizes, se abraçando, prontos para iniciar uma nova semana com a profissão que escolheram”.
O encerramento foi com muitas gargalhadas, proporcionadas pelo humorista Diogo Almeida e seu show “Tarja Preta, Uma Comédia Pedagógica”. O espetáculo é definido como “uma terapia coletiva para quem trabalha na educação”.
Já a atriz, palestrante e diretora Bárbara Paz ministrou a palestra “O poder das cicatrizes: lições sobre quem podemos ser”. “Esse evento é de suma importância porque a educação muda o ser humano, assim como a cultura”.
O ponto alto, segundo Ronis, foi a participação do neurologista infantil Thiago Gusmão, com a palestra “Desmistificando o autismo”. O organizador definiu o bate-papo como “hipnotizante”.
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas reforça a importância do evento. “O Sapion Summit traz educação e inovação de mãos dadas. O evento apresenta trilhas para a nova educação, abre espaço para debates sobre pautas fundamentais como a educação especial e integral, discute metodologias e aborda os desafios da Inteligência Artificial”.
Comentários