Cachaça de Aracruz em disputa mundial no México
A destilaria Dose Clássica irá participar da maior competição de bebidas destiladas do mundo, que será realizada em setembro
Escute essa reportagem

A cachaça capixaba Dose Clássica está na disputa do principal concurso internacional de bebidas. Produzida em Aracruz, a destilaria enviou três amostras para a edição deste ano do Spirits Selection, do Concours Mondial de Bruxelles, maior competição de bebidas destiladas do mundo, que acontece em setembro, no México.
A destilaria será representada pelos rótulos Série Ouro Castanha do Pará, Amburana e .50.
“O Concurso Mundial de Bruxelas é o mais badalado do mundo. Quem consegue uma medalha lá, nem que seja de prata, é diferenciado, porque os critérios de avaliação são muito severos”, explica o fundador da cachaçaria, Ralphe Ferreira Júnior, que contou com a ajuda do renomado especialista Nelson Duarte.
Não é a primeira vez que a empresa capixaba participa da competição. Em 2023, a marca faturou uma medalha de ouro com a cachaça Carvalho Americano e com a cachaça branca Cristal, que também havia conquistado dupla medalha de ouro em 2019.
No Brasil, apenas quatro cachaças brancas receberam esse reconhecimento, e o rótulo da marca capixaba é uma delas.
Criada há mais de 20 anos, a bebida premium levou algum tempo para se consolidar no mercado. O produtor passou por um período de aprendizado e tentativas até alcançar a alta qualidade e o sabor que o produto possui hoje.
“No início, comprei um alambique e nada dava certo. Eu achava que era fácil fazer cachaça, mas me enganei, é algo muito complexo. O alambique ficou parado por quase duas décadas, e então resolvi tentar novamente”, conta Ralphe.
Para preservar a pureza, a Dose Clássica não utiliza água para diluir o teor alcoólico. O sistema de fogo direto, que aquece o alambique, é outro diferencial que ajuda a promover aroma e sabor.
Já a cachaça branca, matriz para as demais, permanece pelo menos um ano no barril de inox antes de ser vendida ou armazenada nos barris de madeira.
O alambique produz anualmente cerca de 30 mil litros de cachaça, que resultam em 14 tipos da bebida. A marca ainda possui duas unidades em Vitória.
Saiba Mais
Destilaria Dose Clássica

Produzida em Aracruz, a cachaça Dose Clássica está na disputa do Spirits Selection, do Concours Mondial de Bruxelles, maior competição de bebidas destiladas do mundo.
A destilaria enviou amostras dos rótulos Série Ouro Castanha do Pará, Amburana e .50.
O empresário Ralphe Ferreira Júnior, criador da cachaça, contou com a ajuda do especialista Nelson Duarte na produção.
Anualmente, são produzidos, aproximadamente, 30 mil litros de cachaça, que rendem 14 tipos da bebida.
De uma tonelada de cana, o alambique fabrica cerca de 100 litros do destilado. O canavial é próprio e a levedura (fermento), exclusiva.
No rigoroso processo de filtragem e armazenamento, a cachaça passa por dois filtros, cobre e celulose, antes de ser armazenada em aço inoxidável e, posteriormente, nos barris de madeira.
A cachaça já possui reconhecimento internacional e foi premiada com medalhas de ouro no Spirits Selection em 2019 e 2023.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários