9 mil candidatos no ES buscam o Enem para mudar de profissão
Este é o número de candidatos com mais de 30 anos que vão fazer o exame este ano no Estado. Provas serão em novembro
Escute essa reportagem

Com mais de 85 mil inscritos no Espírito Santo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é mais território exclusivo de jovens recém-saídos do ensino médio.
Mais de 9 mil pessoas com mais de 30 anos se inscreveram para a prova no Estado. A maioria, segundo especialistas, para mudar de carreira, fazer a primeira graduação ou conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apesar da maioria dos inscritos ainda ter entre 17 e 18 anos, os dados revelam um crescimento da faixa etária adulta. Na edição de 2024, eram 5.764, enquanto este ano foram 9.111 – um crescimento de 58%.
A psicóloga da área de recrutamento e seleção Raquel de Lima Souza Rocha afirmou que adultos acima de 30 anos que buscam uma nova oportunidade geralmente já tiveram experiências no mercado e, em muitos casos, já concluíram ou iniciaram um curso antes.
“Eles podem estar buscando mudar de área, se atualizar para acompanhar o mercado ou mesmo se aprimorar para alcançar posições mais qualificadas. É um público que traz maturidade, foco e um objetivo muito claro, o que aumentam as chances de sucesso na formação e na carreira”.
A consultora de Recursos Humanos Janaina Bufon também destacou que esses profissionais com mais de 30 anos agregam muito no mercado de trabalho.
“A partir do cenário atual, a maturidade, entrega rápida de valor e o capital relacional é o que faz toda a diferença nesse grupo”.
Uma das pessoas que viu no Enem uma oportunidade de ter um curso superior é Maria Emília Filgueira da Silva, 73. Dona de casa a maior parte da sua vida, em 2023 ela realizou o sonho de conquistar o diploma em um curso superior, em Biblioteconomia.
Nascida no interior do Estado, entre nove irmãos, ela revelou que nenhum deles tinha feito uma faculdade, o que era o desejo do pai.
“Terminei a escola, me casei, tive filhos. Um deles ficou tetraplégico após um acidente e passei muito tempo cuidando dele. Só nos últimos anos, conversando com uma filha, falei sobre a vontade de voltar a estudar e ela me incentivou a fazer o Enem. Minha pontuação foi muito boa, pois sempre li muito. Por isso, consegui entrar na Ufes”.
Querida por todos, ela se formou e chegou a receber propostas para trabalhar, mas no momento está cuidando do neto. Quanto ao futuro, ela não descarta ir para o mercado de trabalho.
Sonho de ensinar

Aos 57 anos, Isabel de Castro está finalizando o curso de Letras no Ifes campus Vitória. Ela revelou que, ao sair da escola, ainda jovem, passou a atuar como manicure – função que exerce até hoje.
“Quando minha filha já tinha crescido, resolvi fazer curso técnico de Enfermagem. Me formei em 2015, trabalhei na área, mas continuava com o sonho da faculdade”. Isabel passou, então, a fazer provas do Enem. “Guardei esse sonho de fazer Letras por muitos anos”.
Opiniões


Saiba mais
Enem 2025
No país, foram confirmadas 4.811.338 inscrições
Homens: 39,39%
Mulheres: 60,61%
15,5% foi o aumento das inscrições em relação ao ano anterior.
No estado, 85.920 inscrições estão confirmadas.
Provas
Inscrições: se encerraram em junho.
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.
São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
Dia 9 de novembro: serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.
Dia 16 de novembro: serão aplicadas as provas de Matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.
Faixas etárias dos participantes
Menor que 16 anos - 9.618
17 a 20 anos - 52.764
21 a 30 anos - 14.427
31 a 59 anos - 8.729
Mais que 60 anos - 382
Fonte: MEC.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários