Ifes abre mais de 4.500 vagas para cursos técnicos
A seleção é para ingresso no primeiro semestre de 2026, com oportunidades em 21 campi, além de dois cursos a distância
Escute essa reportagem

Estão abertas as inscrições para 4.636 vagas de cursos técnicos no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As vagas são para três modalidades: cursos técnicos integrados ao ensino médio, concomitantes e subsequentes e integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja).
A seleção é para ingresso no 1º semestre de 2026, com oportunidades em 21 campi do Ifes em todo o Estado, além de dois cursos a distância. As opções de cursos variam de acordo com o campus selecionado pelo candidato durante a inscrição.
As inscrições para as opções integrado, concomitante e subsequente já estão abertas e seguem até o dia 10 de setembro e ambas possuem taxa.
Leonardo Muniz de Lima, diretor de Ensino Técnico do Ifes, ressaltou que dentro desse prazo existe o período para pedir isenção da taxa.
“Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os alunos que cursaram as duas últimas séries do ensino fundamental em escola pública ou bolsistas integrais em escola particular, por exemplo. O período para fazer a solicitação vai até 9 de setembro”.
Para as opções, podem se inscrever alunos que ainda não concluíram o ensino médio, alunos que estão no segundo ou terceiro ano do ensino médio e aqueles que já concluíram.
Além destas, existe ainda a opção de cursos da educação profissional direcionados para o público jovem e adulto, ou seja, integrada à educação básica na modalidade de jovens e adultos (Proeja). Eles podem ser feitos por qualquer pessoa com mais de 18 anos que concluiu o 9º ano do ensino fundamental e ainda não fez o ensino médio.
Seleção
A forma de ingresso para candidatos que querem concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio é a prova, que acontecerá no dia 19 de outubro, às 13 horas.
Para candidatos às vagas de cursos técnicos concomitantes e subsequentes, a seleção será por meio de uma análise do histórico escolar.
Candidatos ao Proeja não precisam pagar taxa de inscrição. A seleção dos aprovados é efetivada em etapa única, por meio da realização de sorteio, para determinar a ordem de classificação das pessoas inscritas.
Foco nos estudos: alunos se preparam para as provas
Os alunos Nathalia Zunti e Gabriel Rangel, de 14 anos, estão fazendo o curso preparatório para o Ifes no Unipro. A médica Priscila Rangel, de 49 anos, mãe de Gabriel, conta que o filho quer fazer Eletrotécnica como primeira opção de curso no campus Vitória.

“A segunda vai ser Mecânica. Ele ama estudar Matemática. Ter o conhecimento técnico é fundamental para quem quer uma profissão em nível de graduação ou pós-graduação”, destaca.
Nathalia está interessada em Química Ambiental no campus Vila Velha.
“Como tenho aula às segundas e quartas na Unipro, utilizo as terças e quintas para revisar. Sextas e sábados procuro me aprofundar, sempre conciliando com o conteúdo da escola. Está tudo indo bem. Corrido, mas bem”.
Fique por dentro
Cursos integrados
As inscrições para esta modalidade já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.
Período para pedir isenção de taxa de inscrição vai até 2/09.
Método de ingresso: prova (acontece no dia 19 de outubro).
Ingresso dos alunos: 1º semestre de 2026.
As vagas são para alunos que concluíram o 9º ano do ensino médio e desejam ingressar no ensino médio integrado ao técnico.
Os cursos ofertados nesta modalidade estão espalhados em 21 campi do Ifes em todo o Estado. São 3.292 vagas em 26 diferentes cursos.
Concomitantes e subsequentes
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro. O valor da taxa é de R$ 65.
Método de ingresso: análise do histórico escolar.
Os cursos concomitantes podem ser feitos por quem ainda está fazendo o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola e deseja fazer ao mesmo tempo o curso técnico no Ifes.
Os subsequentes são aqueles que podem ser feitos por quem já concluiu o ensino médio e pretende fazer apenas o curso técnico.
Para os concomitantes são 494 vagas. Já para os subsequentes são 650 vagas.
São 15 campi do Ifes em todo o Estado, além do Cefor e do polo UAB Conceição da Barra.
Proeja
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro. Elas devem ser realizadas presencialmente no campus Serra e Vitória, sem taxa.
Método de ingresso: sorteio das inscrições no dia 7/11.
Ingresso dos alunos: 1º semestre de 2026.
A modalidade é direcionada para jovens e adultos, ou seja, podem ser feitos por qualquer pessoa com mais de 18 anos que concluiu o 9º ano do ensino fundamental e ainda não fez o ensino médio.
A modalidade está oferecendo 200 vagas em dois campi do Estado. Na Serra, há o curso Qualificação Profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Em Vitória, curso Guia de Turismo, Hospedagem Noturno, Metalurgia e Segurança do Trabalho.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários