ES vai receber dez unidades odontológicas móveis
Com o novo programa, anunciado ontem, até pessoas que residem em zonas rurais vão ter acesso a dentistas, que irão às suas localidades
Escute essa reportagem

O Espírito Santo vai receber 10 unidades odontológicas móveis, permitindo que até residentes em zonas rurais tenham acesso à saúde bucal.
O projeto faz parte do novo programa que vai ampliar o atendimento com dentistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O lançamento da Rede de Atenção à Saúde Bucal do Espírito Santo (RASB-ES), criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi anunciado na quinta-feira (7) pelo governador Renato Casagrande. Além do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, estava presente no evento o coordenador-geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Gomes de Lucena.
Edson foi quem anunciou que o Espírito Santo vai receber 10 unidades odontológicas móveis por meio do “PAC Seleção”.
“Essas unidades irão para 10 municípios e vão permitir que o dentista da atenção primária vá até as zonas rurais. Além disso, o Ministério da Saúde enviará equipamentos como impressora, impressora 3D e scanner para que isso facilite e amplie a oferta da prótese dentária no Estado”, disse.
Segundo Tyago Hoffmann, a criação da RASB-ES organiza as funções que são do Estado e dos municípios, a forma como precisa funcionar a rede de assistência, os tipos de serviço e outras determinações.
“A maioria dos municípios já oferece atendimento odontológico básico nas unidades de saúde. Agora, a rede organiza como deve ser esse atendimento, o número recomendado de dentistas por habitante, a quantidade ideal de consultórios por municípios e estabelece as responsabilidades dos municípios e do Estado”.
A porta de entrada para os atendimentos continuará sendo os municípios, como já acontece na Unidade de Saúde em Itaquari, Cariacica, onde a dentista Elaine Sandrini presta atendimento à população.
Quanto às unidades móveis odontológicas, Hoffmann explicou que, nas próximas semanas, o coordenador-geral de saúde bucal do Ministério da Saúde deve retornar ao Estado com o cronograma de entrega desses consultórios. Segundo o coordenador da pasta, seis unidades odontológicas móveis serão entregues em agosto, e as outras quatro têm previsão de entrega até dezembro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários