Projeto para corredor de ônibus da Terceira Ponte até a Lindemberg em Vila Velha
Além disso, município terá uma nova ciclovia interligando o Terminal de Vila Velha e a Prainha. Projetos terão recursos do governo federal
Escute essa reportagem

Nos planos para garantir mais velocidade para quem anda de ônibus e mais segurança para quem pedala, Vila Velha se prepara para implantar o corredor exclusivo para ônibus entre a Terceira Ponte e a avenida Carlos Lindenberg, na Glória. Além disso, haverá uma nova ciclovia interligando o Terminal de Vila Velha e a Prainha.
De acordo com a prefeitura, os projetos foram contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
A prefeitura explicou, por meio de nota, que o corredor exclusivo se estenderá por 7,5 quilômetros e vai ligar a Terceira Ponte à avenida Carlos Lindenberg.
“O novo corredor passará perto do Terminal de Vila Velha, pela rua Europa, além da avenida Gonçalves Ledo, e seguirá até a avenida Getúlio Vargas para chegar à Lindenberg”, informou a administração municipal.
O projeto também propõe a construção do viaduto e da passarela na Avenida Carioca, incluída no projeto do corredor exclusivo para ônibus. O recurso do PAC é de R$ 143 milhões.
Sobre a ciclovia, a prefeitura apontou que ela terá extensão de 3 quilômetros, do Terminal de Vila Velha até a estação do aquaviário na Prainha. O órgão, no entanto, não detalhou as obras, já que ainda está elaborando o projeto executivo, que é a etapa técnica que define, em detalhes, como cada obra será executada.
“Esse projeto inclui estudos de engenharia, topografia, impacto viário e ambiental, além dos cálculos estruturais e orçamentários. Ou seja, tanto o viaduto quanto a passarela estão previstos, mas ainda dependem da conclusão do projeto executivo e análise de viabilidade técnica”.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, revelou que a obra do corredor exclusivo da prefeitura, entre a Terceira Ponte e a Glória, dará continuidade às obras do governo do Estado na Lindenberg até o Terminal de Jardim América, em Cariacica.
Opinião

Obras da nova Lindenberg começam até o fim do ano
Interligado aos corredores para ônibus, que estão em estudo pela Prefeitura de Vila Velha, o trecho dos corredores exclusivos entre a Glória e o Terminal de Jardim América, em Cariacica, deve ter as obras iniciadas ainda este ano.
O projeto e a obra já foram contratados pelo governo do Estado. Além de uma nova Lindenberg, o projeto contempla novas alças na Segunda Ponte, para acesso e descida, além de ciclovia suspensa ao lado da ligação.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que o projeto executivo está sendo feito pela empresa contratada.
“A empresa está trabalhando, avançando na concepção das estações. Estamos fazendo os serviços preliminares. Já desapropriamos um terreno e estamos desapropriando o outro. Estamos também fazendo as tratativas para as liberações das licenças ambientais”.
Ele ressaltou também que a expectativa é que, dentro de 60 dias, tenha início a montagem do canteiro de obras.
“Até o final do ano, já teremos obras acontecendo. É provável que a gente comece pela Lindenberg, que terá o corredor por onde passarão os ônibus em concreto”.
Ciclovia
Fábio Damasceno revelou que está sendo concluído também o projeto da Ciclovia da Vida na Rodovia do Sol. “Estamos concluindo o projeto para começar a fase de elaboração de edital, que pretendemos lançar ainda este ano”.
A ciclovia vai da altura da Praia d’Ulé até Setiba, com três passarelas para travessia dos ciclistas.
Saiba Mais
Recursos
A prefeitura de Vila Velha informou que foi contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o projeto de construção de um corredor exclusivo para ônibus e de uma ciclovia.
O valor do recurso é de R$ 143 milhões.
Corredores para ônibus
O corredor exclusivo para ônibus se estenderá por 7,5 quilômetros, interligando a Terceira Ponte e a avenida Carlos Lindenberg, na altura da Glória.
O novo corredor passará perto do Terminal de Vila Velha, pela rua Europa, além da avenida Gonçalves Ledo, e seguirá até a avenida Getúlio Vargas para chegar à Lindenberg.
O corredor exclusivo para ônibus, nesse trecho, deve seguir os mesmos moldes do corredor que foi contratado pelo governo do Estado entre a Carlos Lindenberg, na Glória, e Jardim América, em Cariacica, passando por novas alças da Segunda Ponte.
Os projetos da prefeitura e do governo do Estado contemplam as faixas exclusivas na direita das vias, com as paradas dos ônibus em estações construídas no centro das avenidas.
Será criada uma via expressa para os ônibus.
Ciclovia
Terá extensão de 3 quilômetros, do Terminal de Vila Velha à estação do aquaviário na Prainha.
A Prefeitura não detalhou as obras, já que está elaborando o projeto executivo – etapa técnica que define, em detalhes, como cada obra será executada.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários