Vitória vai reforçar a segurança pública com 112 novos guardas
Expectativa é que os agentes estejam nas ruas já no primeiro semestre do ano que vem, após passarem por curso de formação
Escute essa reportagem

A cidade de Vitória deve contar com mais 112 guardas municipais até o primeiro semestre de 2026. A expectativa é que os agentes estejam nas ruas já no primeiro semestre do ano que vem, após passarem por um curso de formação.
“Cento e doze iniciaram o curso de formação na última terça-feira”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao destacar que o reforço faz parte da estratégia de modernização e ampliação da segurança pública na capital.
Os novos alunos estão sendo preparados com aulas teóricas e práticas com disciplinas como direitos humanos, primeiros-socorros, defesa pessoal, legislação, policiamento comunitário, técnicas operacionais e uso progressivo da força.
“São mulheres e homens que serão capacitados com a melhor estrutura técnica possível, com todo o planejamento e preparação. Eles vão para as ruas para proteger a vida dos capixabas. Estarão equipados com armamento 100% novo, uniforme 100% novo e viatura zero quilômetro”, destacou o prefeito.
Depois de formados, eles vão integrar as forças no município em atividades como abordagens a veículos e ônibus, verificação de suspeitos e cumprimento de mandado de prisão, ampliando sua presença física em diversas regiões da capital.
“Essa nova turma vai estar ainda mais presente e ocupando um número maior de territórios da cidade”, destacou Pazolini.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 500 agentes. Com os novos integrantes, o efetivo chegará a mais de 600 guardas municipais em atuação.
“Estamos fazendo uma completa reformulação da Guarda. Antes, havia cargos separados: uns cuidavam só do trânsito, outros do policiamento comunitário. Hoje não existe mais essa divisão”.
Os alunos também participarão de estágios durante a formação, com atividades práticas de policiamento.
“Durante a formação, eles já estarão nas ruas interagindo com a população. Depois de formados, assumem plenamente esse papel. Eles vão somar às forças que nós já temos para continuar vencendo o desafio da violência urbana”, completou Pazolini.

Fique por dentro
Formação
O Curso de Formação de Guardas é realizado na Academia de Segurança Urbana da Semsu e tem carga horária superior a 800 horas.
A previsão é que eles estejam formados no primeiro semestre de 2026, porém, antes disso, já estarão nas ruas, durante estágio.
Esta será a primeira turma a receber treinamento integral da Academia da Guarda de Vitória, que já realiza as demais capacitações e atualizações do efetivo atualmente.
Atuação
Com a chegada dos novos guardas municipais, Vitória terá reforço em diversas frentes de segurança pública.
As atividades incluem abordagem a veículos e coletivos, verificação de suspeitos, cumprimento de mandados de prisão, intensificação do policiamento comunitário, ações de repressão qualificada com prisões e apreensões, e ampliação da presença territorial da Guarda em diferentes regiões da cidade.
Números
Vitória teve redução de 49% no índice de homicídios e 70% em roubos no comércio em relação ao ano passado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários