Lealdade e apoios para 2026
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) teve reunião com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), acompanhado também do presidente do Republicanos, Erick Musso. Segundo o deputado, que é aliado de Pazolini, foi um encontro sobretudo com lideranças de Vitória.
De acordo com a coluna apurou com alguns dos presentes, teria sido acordado nessa reunião que os aliados de Denninho Silva na capital estarão encarregados de apoiar Pazolini ao governo do Estado e Musso à Câmara Federal.
Quando perguntado pela coluna sobre qual lado vai escolher em 2026, porém, Denninho foi enfático:
“Sou fiel ao prefeito Euclério (MDB). Pessoalmente, vou caminhar ano que vem com quem ele mandar. Pazolini e Erick Musso estão cientes disso, já conversamos a respeito”, apontou o parlamentar, que disse que deve seguir no União Brasil.
“Ficou feio para ele”
À coluna, o prefeito Euclério Sampaio (MDB) disse que assim que soube da reunião, não aprovou, mas ressaltou que acredita que Denninho continua leal a ele. Confessou até que bloqueou o deputado nas redes sociais. “Não vou mentir, ficou feio e até bloqueei ele, mas entendi que ele tinha de participar da reunião com as lideranças comunitárias de Vitória”.
Estratégias no Norte
Circula no mercado político de Linhares que o ex-prefeito Guerino Zanon (PSD) deve mesmo tentar ocupar uma cadeira na Assembleia. A estratégia, segundo interlocutores disseram à coluna, é se manter como opositor do prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) enquanto deputado, e retornar à Linhares na próxima disputa à prefeitura. A ver.
Com as mãos na massa
Governador Renato Casagrande (PSB) aproveitou visita à Cozinha Solidária Alef Bet para colocar as mãos na massa. Assim que chegou, vestiu a touca de cozinheiro e ajudou no preparo de um pão de batata. “Governador já é praticamente um cozinheiro profissional”, brincou um seguidor.
Se acorrentou
O senador Magno Malta (PL) se acorrentou no plenário do Senado na última quarta-feira (6). A ação, segundo ele, foi um recado ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP): ele e os outros parlamentares não vão sair enquanto não for pautado o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Também defende a suspensão das sanções impostas ao senador capixaba Marcos Do Val (Pode) também por Moraes.
Bolsonarista de partido novo com olhos em 2026
Deputado estadual Callegari já vinha dando sinais há meses de que deixaria o PL. Com objetivo de disputar o Senado, não viu espaço para isso no partido de Magno Malta, visto que o senador já lançou a filha, Maguinha Malta (PL), ao posto. Agora, vai se filiar ao DC, e se coloca como opção de voto da direita.
Embora esteja tudo acordado no PL, ainda não recebeu a carta de anuência de Malta. Callegari chegou a tentar espaço no Novo, mas não teve sucesso.
Galeria
De olho nas chapas
Presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel esteve com os deputados Bruno Resende (União) e Gandini (PSD), além de Philipe Lemos (PDT). Conforme a coluna vem analisando, Resende e Lemos estão bem próximos do Podemos para a chapa de deputado federal. Gandini, porém, diz se manter firme no PSD.
Contestou Veto
O presidente da Ales, Marcelo Santos (União), contestou veto parcial do Executivo ao projeto da deputada Iriny Lopes (PT). O veto parcial ocorreu por conta da Procuradoria do Estado no que diz respeito ao Observatório da Violência Contra a Criança e o Adolescente. Marcelo considerou o veto insensível, já que não fere o papel do Executivo.
Novo secretário
Leandro Tedesco é o novo secretário de Comunicação de São Mateus. Após deixar a Cultura e o Turismo de Viana, Tedesco foi convidado pelo prefeito Marcus da Cozivip (Pode) para assumir a pasta do município.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



